quarta-feira, 20 de março de 2013

TRIDOSSEMIA 21...TODOS IGUAIS, TODOS DIFERENTES


Vital Health Associações Trissomia 21: pais lançam campanha para mudar mentalidades

Trissomia 21: pais lançam campanha para mudar mentalidades

19-03-2013
As pessoas com trissomia 21 são subvalorizadas. "De um modo geral, a fasquia é muito inferior em relação ao que conseguem fazer, sobretudo a nível profissional", afirma ao Vital Health Marcelina Souschek, representante do Grupo Pais21 da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21. É, pois, para contrariar esta tendência que vai ser lançada, esta quarta-feira, a campanha "Acredita, eu consigo", no âmbito do Dia Mundial da Trissomia 21 celebrado a 21 de março.


Já têm sido feitas outras campanhas para cumprir o objetivo de informar, desmistificar e ajudar, mas não com esta dimensão. Vai decorrer "em força durante oito dias nos centros urbanos e depois vai sendo repetida, especialmente na imprensa", diz Marcelina Souschek, frisando que a iniciativa serve para assinalar a efeméride, mas também sensibilizar a população. "Queremos que as pessoas reflitam e acreditem no que estes jovens são capazes de fazer. Apenas têm de ter uma oportunidade, como aliás todos nós", sublinha.


A sensibilização é feita com 10 fotografias de 10 jovens. "São 10 histórias de vida, verídicas, muito viradas para a profissionalização", aponta a representante do Grupo Pais21. Gonçalo é aprendiz de marceneiro, Henri é tratador de cavalos, Isabel é praticante de danças de salão e Pilar é auxiliar educativa são alguns protagonistas da campanha. "Gostaríamos de mudar a mentalidade das pessoas para que acreditem", reforça Marcelina Souschek.


O grupo de Pais21 também vai assinalar a efeméride com o 3.º Encontro Nacional de Família Trissomia 21. Agendado para o dia 23 de março, decorre no Centro Cultural de Cascais, conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e pretende ser um espaço de partilha de experiências e progressos científicos, assim como promover a sensibilização para as necessidades e potencialidade das crianças, jovens e adultos com trissomia 21.



Fonte: Vital Health

Sem comentários:

Enviar um comentário