domingo, 3 de março de 2013

VAMOS SER ELEGANTES...OLHA A ALIMENTAÇÃO!

Olá amigas/ os, 

Hoje vou falar-vos um pouco do que comemos. 
Afinal para quem se ama, (e todas/os nos amamos), e nos  importamos com o nosso bem estar, saúde e aspecto exterior, vale a pena ter em conta o que comemos todos os dias. 

Claro que todas/os podemos praticar excessos( ingerindo de quando em vez algo menos bom) mas só de vez em quando, em situações especiais. TODOS estes excessos devemos  compensá-los  ais tarde, com  muita atenção para recuperar do mal feito, sobretudo para um dia não virmos transformados em doença , os exageros cometidos anos antes.

Devemos saber que o Colesterol existe, assim os Triglicerideos,  a Diabetes, o Ácido úrico, a Hipertensão arterial, e outras doenças, que podem aparecer em qualquer idade e têm muito a ver, também, com aquilo que comemos. 
Atenção ao exercício físico, pois quem não o pratica piora a sua situação se exagera nos produtos que escolhe para ingerir. 
Pelo menos uma caminhada diária, para qualquer idade, é aconselhável  durante no mínimo 30 minutos. NÃO ESQUEÇAM!
Não devemos ingerir mais calorias do que aquelas que o nosso organismo necessita diariamente para viver. O excesso ingerido, se não for gasto em exercício físico, acaba por se acumular no nosso organismo em forma de gordura. 
E cuidado, não se trata só de tomar atenção ao que comemos, mas também ao que bebemos.
O álcool e os refrigerante, têm o mesmo efeito que a comida, até certo ponto,  no nosso organismo e de uma forma ou de outra acabam por se transformar em gordura.


Deixo-vos com uma declaração de vida bem levada, apresentando-vos a nova pirâmide de alimentos. FIQUEM ATENTAS/OS
A alimentação saudável é uma grande aliada para viver-se mais e melhor. Quem tem preocupação com a saúde não tem como esquecer de caprichar nas escolhas dos alimentos. 
Actualmente vivenciamos uma grande transição alimentar, onde deixou-se de consumir alimentos naturais para sermos bombardeados de alimentos industrializados, com conservantes, aromatizantes, agro tóxico e etc. Mas a matéria-prima para o nosso organismo funcionar adequadamente são os nutrientes, que infelizmente estão sendo esquecidos na alimentação moderna. Nada como uma quantidade adequada de vegetais e frutas para ajudar o nosso corpo excretar tudo o que não presta. Mas atcualmente são minorias na mesa da população, o que faz aumentar o risco de contrair doenças.
A alimentação saudável não é só salada com peito de frango grelhado. Existe uma combinação deliciosa de alimentos. Basta estar aberto para conhecer mais sobre eles e ter vontade de fazer uma mudança de comportamento alimentar. Mas qual será o grande segredo da Reeducação Alimentar?
Primeiro faremos um teste. Pegue um papel e coloque em tópicos o que você considera ser uma alimentação saudável. Em seguida compare seu conhecimento com o texto a seguir.
Você provavelmente irá verificar que parte do conhecimento você tem; mas, o que você realmente coloca em prática do que você sabe? Não adianta apenas saber, precisa trabalhar uma mudança de comportamento. Isso não significa que você nunca mais comerá a fritura ou a guloseima, mas após ler o texto, terá conhecimento para entender como equilibrar a sua alimentação do dia a dia.
Fazendo o correto de 5 a 6 vezes na semana, não terá tantos prejuízos para a saúde ao escolher um abuso na semana, ou seja, apenas um abuso no dia e não um dia de abusos. Pense nisso! Aposto que você respondeu ao teste proposto dizendo que uma alimentação saudável tem frutas, verduras e legumes
Mas será que só esses alimentos são suficientes para termos uma alimentação saudável?
Eu respondo que não. Ter uma Alimentação Saudável significa que precisamos consumir em quantidades adequadas todos os grupos alimentares. Para isso contamos com a Pirâmide Alimentar, nosso guia alimentar.
Na base da Pirâmide encontramos os hidratos de carbono que são responsáveis por trazer energia ao nosso corpo. É essencial consumir esse grupo no café da manhã, almoço e jantar. Caso contrário afectará no rendimento e disposição ao longo do dia. 
Pão, massa, cereais, milho, mandioca, bolachas, alimentos integrais são exemplos de hidratos de carbono. Sempre devemos preferir os hidratos de carbono complexos que são os alimentos integrais porque além de trazer energia, eles possuem vitaminas, minerais e fibras. 
As fibras irão ajudar na regulação do intestino, controle de gorduras ruins no sangue e liberar o açúcar no sangue aos poucos, o que colabora com a prevenção da Diabete.

E agora sim, já podemos sair para almoçar vestindo aquela roupinha que mais amamos. 
VAMOS SAIR, CONSCIENTES DO QUE PODEMOS COMER SEM PREJUDICAR A NOSSA SAÚDE.






 E NÃO ESQUEÇA UM BELO AGASALHO



Fotos e informações do Google

Sem comentários:

Enviar um comentário