terça-feira, 12 de março de 2013

VÁ DE FÉRIAS MAS DESCANSADO :)


Vital Health  Consultório Férias: médica recomenda farmácia de viagem





Férias: médica recomenda farmácia de viagem

artigo Dra Carla Santos"A farmácia de viagem deve conter os medicamentos que toma regularmente", recomenda a pediatra Carla Santos, a propósito das eventuais viagens que possam ser feitas durante as férias da Páscoa. Indica também cuidados especiais relacionados com a medicação dos mais novos.

"A farmácia de viagem deve conter os medicamentos que toma regularmente: um analgésico/antipirético para a febre ou alívio de dores à base de paracetamol, um antibiótico, soluções de reidratação oral, para tratar eventuais situações de vómitos ou diarreias, um medicamento para os enjoos, um repelente de insetos, pensos rápidos, um termómetro, protetor solar e creme hidratante", explica Carla Santos, pediatra do Centro da Criança do hospitalcuf descobertas.

E acrescenta: "Ao transportar medicamentos deve fazer-se acompanhar de uma lista com toda a medicação que a criança está a tomar e levar uma receita médica, na qual devem constar os nomes genéricos dos medicamentos e respetivas doses. Deve ter em atenção que as viagens que atravessam mais do que quatro fusos horários implicam alterações ao horário de toma dos medicamentos (aspeto particularmente sensível no caso da insulina)".

"Os medicamentos devem ser transportados de preferência na bagagem de mão (garante a sua conservação e evita que se percam em viagens áreas). Os líquidos, incluindo os xaropes, devem ser transportados em frascos ou tubos com capacidade até 100 ml, dentro de um saco de plástico transparente para que as autoridades verifiquem o conteúdo. Se precisar de transportar mais de 100 ml terá de fazer-se acompanhar pela receita médica/cópia, ou declaração médica escrita em inglês. Os medicamentos sólidos, como comprimidos, não têm restrições", conclui a pediatra.

Na Consulta do Viajante são dadas informações e recomendações acerca das medidas preventivas a adotar antes, durante e depois da viajem. Estas medidas incluem a vacinação, a medicação profilática, como por exemplo da malária, informação sobre cuidados a ter com água e alimentos que se ingerem, e outros aspetos para que se deve estar alerta quando viaja.

Fonte: LPM

Fotos do Google

Sem comentários:

Enviar um comentário