sexta-feira, 15 de março de 2013

DORMIR PARA SER MAIS SAUDÁVEL:)


Higiene do sono na infância previne complicações na idade adulta

"Importa implementar desde cedo bons hábitos de higiene de sono no sentido de prevenir as consequências na aprendizagem, no crescimento e desenvolvimento e nas complicações futuras que um sono insuficiente pode desencadear na vida adulta". Esta é uma recomendação de Helena Cristina Loureiro, pediatra, membro da direção da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono (APCMS), a propósito do Dia Mundial do Sono, celebrado a 15 de março.

A "higiene de sono" engloba um conjunto de hábitos, que proporcionam um sono em quantidade e qualidade adequadas e que são diferentes consoante a idade do individuo.

Saber dormir é uma aptidão que os seres humanos possuem quando nascem. Ao recém-nascido deve ser proporcionado um ambiente calmo, cama própria, ser deitado sonolento mas acordado, para permitir treinar o adormecer sozinho sem necessidade da intervenção de outra pessoa. O dormir na cama dos pais é, geralmente, desaconselhado. Estudos recentes relacionam esta prática com o aumento de casos de síndrome de morte súbita.

A partir dos 6 meses
deve dormir num quarto próprio e nunca associar o adormecer à noite com a ingestão de biberon, permitindo prevenir não só as cáries como o excesso de peso.

Aos 3-4 anos as crianças fazem habitualmente um período de sono noturno e uma sesta. É comum as crianças solicitarem a presença da mãe ou do pai à hora de deitar. Nesta fase da vida, os bons hábitos de higiene de sono relacionam-se com um ambiente calmo e estabelecimento de rotinas à hora de deitar, à leitura de uma história assim como à existência de regularidade de horários de deitar e de levantar quer de semana quer ao fim de semana.

Os problemas
Na idade escolar são comuns os problemas relacionados com a dificuldade em impor limites o que resulta em tempo de sono insuficiente. As atividades extra curriculares, com horários tardios, dificultam o início do sono devendo o exercício físico terminar cerca de 3 horas antes da hora de deitar. Nesta idade, os programas televisivos e jogos de computador e a falta de maturidade para compreender alguns conteúdos facilita o aparecimento de pesadelos condicionando um sono de má qualidade.

Na adolescência é necessário um maior tempo de sono sendo comuns atividades sociais noturnas com uma alteração dos horários de deitar e o uso dos computadores e telemóveis é muito frequente à noite pela necessidade de comunicação com os amigos. Esta privação de sono diária é compensada ao fim-de-semana.Mas por muito que se durma ao fim-de-semana o tempo perdido nunca é compensado. Nesta fase da vida pela atividade intelectual intensa é importante saber que o sono é fundamental para aprendizagem e para a consolidação da memória dos conhecimentos adquiridos. Sendo aceite a necessidade de, pelo menos 8-9 horas diárias de sono, o objetivo final é o de que o número de horas de sono seja aquele que permita  acordar completamente restabelecido e satisfeito.



Assim, a privação de sono é uma realidade da sociedade dos nossos dias. Importa implementar desde cedo bons hábitos de higiene de sono no sentido de prevenir as consequências na aprendizagem, no crescimento e desenvolvimento e nas complicações futuras que um sono insuficiente pode desencadear na vida adulta. O sono é o mecanismo que o nosso organismo possuiu para se equilibrar no final de cada dia. Assegurar um sono adequado desde sempre permite ter crianças saudáveis que se tornarão adultos saudáveis numa sociedade cada vez mais exigente.

Helena Cristina Loureiro, pediatra, membro da direção da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono

Fonte: Vital Health

Sem comentários:

Enviar um comentário