sexta-feira, 8 de março de 2013

ATENÇÃO : SE TEM SONO NÃO CONDUZA


Sonolência 

aumenta risco de acidentes de viação

artigo ID-10095456A Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono (APCMS) alerta que a sonolência aumentada durante a condução origina parte significativa dos acidentes de viação. O aviso foi feito a propósito da aproximação do Dia Mundial do Sono, assinalado a 15 de março.

A APCMS baseia-se numa revisão publicada em janeiro último pelo Centro Americano de Controlo e Prevenção de Doenças, que estima que até 33 por cento dos acidentes fatais nas autoestradas americanas estão associados à sonolência dos condutores durante a marcha.

No comunicado da associação, Miguel Meira e Cruz, presidente da APCMS e investigador do Laboratório de Função Autonómica Cardiovascular da Faculdade de Medicina de Lisboa afirma que "a tendência não parece ser muito diferente em Portugal". O responsável por esta organização sublinha a importância de "reconhecer as causas responsáveis pela sonolência para atuar sobre elas e, neste contexto, tentar inverter a realidade atual".

Durante a próxima semana a APCMS vai apoiar diversas ações, que visam esclarecer a população sobre a importância do sono, os riscos associados à sua privação e aspetos práticos sobre como manter uma boa higiene do sono. Vão decorrer em todos o território nacional e vários locais, sobretudo, nas escolas.

Fonte: APCMS
Foto: freedigitalphotos.net






Não deixe o sono afetar a sua segurança

Cochilar ao volante é uma das atitudes mais perigosas no trânsito. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira do Sono (ABS) a sonolência seria responsável por 30% das mortes e 20% dos acidentes em todo o país. Estatísticas mundiais da National Traffic Safety Administration (NHTSA), uma entidade americana de segurança viária, revelam que 40% dos acidentes nas estradas são causados por motoristas cansados.
Para conduzir um veículo de maneira segura, o motorista precisa de três funções importantes: a primeira é a cognitiva, ou seja, a atenção, vigia, concentração, raciocínio e agilidade mental. A segunda é a função motora, que permite que o condutor tenha respostas imediatas.  E a última função é a sensório perceptiva que abrange o tato, a visão e a audição. Para que todas as funções funcionem de maneira adequada, é necessário que o sono esteja em dia.
Por isso, o ideal é que sempre que estiver cansado, o motorista pare e descanse o tempo que for necessário. Muitas vezes achamos que podemos controlar o nosso sono, mas basta fechar os olhos por apenas alguns segundos que a possibilidade de sofrer um acidente de trânsito aparece. Além disso, o condutor perde os reflexos e a atenção nas vias.
Ainda há o problema dos remédios utilizados para inibir o cansaço. Em um primeiro momento, eles podem dar a falsa sensação de inibição do sono, mas depois causam uma enorme sensação de fadiga. Esses medicamentos também podem causar dependência e provocar distúrbios de sono.
Fuja dos riscos! Procure manter uma alimentação saudável e só dirija se estiver completamente descansado. Essa atitude pode salvar a sua vida e a de outras pessoas. Pense nisso!





Fotos do Google

Sem comentários:

Enviar um comentário