segunda-feira, 8 de abril de 2013

PORQUE SE ENGORDA ????






Começa a notar que as suas calças estão a ficar um tanto justas, mas não dá muita atenção. Não é se não quando já tem mesmo dificuldade em apertar a sua saia favorita que se obriga a subir para a balança, descobrindo, então, que engordou quatro quilos. Mas não mudou a sua dieta ou o seu programa de exercícios. Porque é que engordou?

Frequentes jantares fora, snacks à noite em frente da televisão – até a sua quedazinha pela cafeína – podem todos causar um lento mas consistente aumento de peso. Identifique e combata estas influências escondidas, e verá que é mais fácil perder quilos e manter um peso saudável.



Armadilha de gordura nº 1: Perda de músculo
O simples facto de ficar mais velho é uma das razões que é mais frequente passada por alto. Fica-se mais susceptível de ganhar peso porque, em casa década da vida, o metabolismo vai ficando mais lento, e perde-se a massa muscular. Não se pode comer a mesma quantidade de comida. Se o fizermos, o nosso peso aumenta.

Armadilha de gordura nº 2: Snacks à noite
Se se anima em frente à televisão, à noite, é natural que também coma uns snacks. Essas mordidinhas podem bem custar-lhe 600, 800 ou até mesmo 1000 calorias, ou mais. Comer em frente à televisão é um hábito perigoso, quando se está a tentar manter o peso. Não nos permite ver quando estamos a comer, e a investigação mostra-nos que as pessoas comem mais quando estão distraídas do que quando se concentram na sua comida. Qual a solução? Faça as suas refeições e os seus snacks apenas num lugar em sua casa – numa sala sem televisão.



Armadilha de gordura nº 3: Porções grandes
A nossa cintura aumenta na mesmo proporção da porção que pomos no nosso prato. A única maneira de combater isso é prestar muita atenção à quantidade de comida que se enfia na boca. Quer seja um snack, amendoins ou outra coisa qualquer, tire uma porção e ponha-a num prato. Quando se está a tirar directamente de um saco, por vezes não temos a noção de quanto comemos. Coma a guloseima, mas controle a quantidade.

Armadilha de gordura nº 4: Comer no restaurante
Se come fora com frequência, é muito provável que coma em demasia. Na verdade, um estudo mostra que as porções de alimentos como hambúrgueres e batatas fritas são duas a cinco vezes maiores do que aquelas que os nossos pais e avós costumavam comer. Outro estudo mostrou que as pessoas que comem mais do que três refeições de comida rápida por semana, ingerem mais calorias e gordura doa que as que não o fazem. Para ultrapassar esta inclinação, implemente o controlo de quantidade imediatamente. Coma apenas metade da dose e deixe o resto, ou leve-o para casa.


Armadilha de gordura nº 5: Não tomar pequeno almoço
Os estudos mostram que quem toma o pequeno almoço retém melhor as novas informações do que quem não o faz, e também é menos provável sentirem-se deprimidas.
Não tomar o pequeno almoço prepara-o para comer em demasia mais tarde durante o dia. Quando se está com fome, pode apostar que não se pensa em comer com sensatez. Na verdade, tomar o pequeno almoço ajuda a manter o peso. As estatísticas mostram que 78% das pessoas que perdem mais de seis quilos e se mantém assim, tomam o pequeno almoço todas as manhãs.

Armadilha de gordura nº 6: Provar e comer os restos
Tem a tendência de ir mordiscando enquanto prepara comida? Come os restos das batatas fritas do prato dos seus filhos? O simples facto de serem pais faz com que algumas pessoas ganhem peso. O problema é que é fácil consumir 200 a 300 calorias sem se dar por isso. Se caiu nesse hábito,lembre-se que não é pecado deitar esses restos fora. Incentive os seus filhos a servirem-se de porções mais pequenas.

Armadilha de gordura nº 7: Bebidas carregadas
Não é necessário pôr de lado a sua bebida favorita. Certifique-se apenas de que não se excede, pois pode estar a ingerir quilos. Prefira água, se estiver com sede. É refrescante, sacia e inclui zero calorias.

Armadilha de gordura nº 8: Alimentos embalados
Reduza a quantidade de alimentos embalados e processados, e opte por frutas, vegetais e grãos integrais. Os alimentos menos processados, como o pão integral, as saladas, os brócolos e outro vegetais são mais densos e, por isso, é mais fácil controlar a quantidade que se come.

Armadilha de gordura nº 9: Snacks
Comer snacks não é totalmente errado. Na realidade, fazer pequenas refeições simples, espaçadas, durante o dia, em vez de três refeições grandes, pode ajudar a manter a sua energia. Mas se estiver a comer constantemente, entre as refeições principais, vai ajudar a manter peso. Para tomar consciência de quantos snacks faz, tente apontar tudo aquilo que come.

Armadilha de gordura nº 10: Recaídas
Perder peso já é difícil, mas manter esses quilos à distancia pode ser uma batalha constante, especialmente à medida que se fica mais velho. Não é necessário fazer dieta, mas é bom que preste atenção ao que come e ao exercício físico que faz. Pese-se uma vez por semana ou veja veja como a roupa lhe vai ficando. É demasiado fácil ter recaídas se não prestar atenção.


Gerir o peso não é uma ciência ou uma religião. Não é misterioso ou insondável. É apenas bom senso e saber reconhecer as armadilhas que se escondem à nossa volta. Defenda-se! Não desista. Quando se trata da batalha de perder peso, ganha-se quando se perde.

Fotos e informações adicionais do Google

Sem comentários:

Enviar um comentário