quinta-feira, 28 de março de 2013

CANCRO DA MAMA..


Cancro da mama: projeto de terapia inovadora vence prémio

cmamaUm projeto que pretende desenvolver uma terapia inovadora, mais eficaz e com menor toxidade que as atuais soluções terapêuticas para o cancro da mama venceu a sexta edição do Prémio de Mérito Científico Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, cujo valor pecuniário é de 25 mil euros.

Denominado "Engenharia de anticorpos para tratamento de cancro de mama", é liderado pela investigadora Paula Videira, da Faculdade de Ciências Médicas da Nova, e assenta num processo que prevê identificar as células malignas do cancro da mama e manipular o sistema imunitário, para que este elimine essas células. 
Isto porque os investigadores verificaram que estas células têm glicanos, um tipo de açúcares muito diferente dos encontrados nas células normais, e que suprimem a atividade das células do sistema imunitário, provocando a progressão de tumores.

O comunicado do Santander explica que a solução consiste na engenharia de anticorpos capazes de reconhecer células e moléculas específicas. 
Assim, através deste processo, os investigadores pretendem desenhar e criar novos anticorpos, direcionando a terapia às células de cancro da mama e, simultaneamente, ativar o sistema imunitário do doente, capacitando-o a destruir as células malignas.

Fonte: Santander

Foto: freedigitalphotos.net

Sem comentários:

Enviar um comentário