quinta-feira, 7 de março de 2013

O CHOCOLATE...ATENÇÃO À TENTAÇÃO!




Craving por chocolate é um distúrbio

artigo ID-1003671O desejo intenso, intrusivo e irreprimível pelo consumo de chocolate tem um nome:craving por chocolate. A Acta Médica Portuguesa, revista científica da Ordem dos Médicos, publicou um artigo da autoria de Ana Luísa Almada e Manuela Silva, que defendem ser importante consciencializar tanto os profissionais da saúde como a população, na opinião das autoras.

O distúrbio tanto pode estar associado a fatores biológicos como psicológicos e pode dar origem a doenças como a obesidade, a ansiedade ou a depressão. Por norma, são as próprias pessoas a identificar o problema. Mas, a avaliação é feita através de questionários específicos, como o Attitudes to chocolate questionnaire (ACQ), o Trait and state food craving chocolate questionnaires (FCCQ-T) ou o Chocolate reactivity questionnaire (CRQ).











A terapêutica não é específica, baseando-se muito em abordagens psicológicas e/ou estratégias usadas nos casos de adição em geral. Em alguns casos, os médicos podem recorrer à terapia farmacológica.

As autoras pretendem incrementar o conhecimento, bem como incentivar a investigação na área com este artigo exaustivo, que aborda a fisiopatologia, a epidemiologia, o diagnóstico, as complicações, o tratamento e a prevenção do craving por chocolate.

Fonte: Acta Médica Portuguesa

Foto: freedigitalphotos.net







 Chocolate nem sempre faz mal, deve é saber-se como, quando, quem pode e em que quantidade comer:) SÓ ISSO


Chocolate diet, ao leite, branco, meio amargo... São tantos tipos que fica difícil resistir. E com a chegada da Páscoa, a tentação é ainda maior. 

Desde que em pequena quantidade, não há problemas em consumir chocolate diariamente. Estudos mostram que os chocolates amargos (meio amargo com 70% ou 90% de cacau) ajudam a prevenir doenças cardiovasculares devido ao alto teor de antioxidantes encontrados no cacau. Além disso, o doce ajuda na redução dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e diminuem a ansiedade. 

Outro estudo, divulgado recentemente pela universidade da Califórnia em San Diego (EUA), detectou que apesar de calórico, o chocolate tem substâncias que combatem a gordura. O doce mostrou ter associações metabólicas favoráveis com a pressão sanguínea, sensibilidade à insulina (hormônio que promove absorção de glicose pelas células) e com o nível de colesterol. A tese é que o alimento pode ajudar na redução do Índice de Massa Corporal – IMC. 

Diferentemente do que muitos pensam, não há qualquer relação do chocolate com o surgimento de espinhas nem enxaqueca. Alguns de seus efeitos nocivos estão relacionados à obesidade e aumento da glicemia. Como qualquer tipo alimento, o chocolate não deve ser consumido em excesso, devido principalmente às suas calorias. Por isso, mantenha consumo moderado e tenha sempre uma alimentação balanceada.


                                                    Fotos do Google

Sem comentários:

Enviar um comentário