sexta-feira, 19 de julho de 2013

Testosterona!m e o ZMA ( hormona)



ZMA 

Não Aumenta Força Nem Testosterona!

Agachamento homemZMA e tem sido utilizado por muitos desportistas e amantes da cultura do corpo para ajudar a aumentar os níveis de testosterona e, como tal, aumentar a quantidade de massa muscular e força. Existem alguns estudos que comprovam isso mesmo e aquilo que muitas pessoas não sabem, é que esses estudos foram patrocinados por laboratórios ou empresas que vendem esses mesmos suplementos. A indústria da suplementação é das que mais dinheiro faz e que se sustenta da falsidade que existe nas suas grandes campanhas de Marketing !
Mais à frente vou mostrar estudos independentes que comprovam de facto que isso é tudo uma grande mentira, contada pelas grandes empresas de suplementação. Para quem nunca ouviu falar sobre este suplemento, vou então falar um pouco sobre ele.

ZMA
ZMA é um suplemento muito usado por bodybuilders e atletas. Foi desenvolvido por Victor Conte (fundador BALCO Laboratories em Burlingame, Califórnia) e é uma combinação de zinco, magnésio e vitamina B6. O nome “ZMA” é marca registada pela SNAC System Inc.  Grande parte das lojas de suplementação, descrevem o ZMA como um excelente suplemento, para ganhos de força e aumento de testosterona. Estes argumentos são sempre sobre um estudo que foi feito há muitos anos atrás, em que se concluiu que o ZMA aumentava os níveis de testosterona em  33% e Força em  11,5%. Mas será isso realmente verdade?

Estudos Científicos sobre ZMA

Estudos Favoráveis:
1º Estudo:
Num estudo realizado a jogadores de futebol  da NCAA durante um programa de treino de oito semanas, concluiu-se que aqueles que tomaram os comprimidos ZMA tinham uma  maior força muscular. Este estudo foi financiado pelo SNAC Systems (detentor da patente ZMA), e um dos autores do estudo, Victor Conte, detém uma parte da empresa[1, 2]. Engraçado que os únicos estudos que encontrei sobre os efeitos positivos do Zma sobre testosterona e força, pertencem a Victor Conte.  Será coincidência?
Outros estudos favoráveis:
Outros estudos que as empresas de suplementação usam para publicitarem o ZMA e a sua contribuição na produção de Testosterona,são:  um feito em pacientes de hemodiálise que têm grandes deficiências de Zinco no corpo [3], e o outro  foi na Wayne State University School of Medicine, feito em idosos saudáveis que foram sujeitos a dietas muito restritivas, que os levaram a ficar com deficiências em Zinco no corpo[4]. Conclui-se em ambos os estudos, que a suplementação de Zinco em pessoas com deficiências desse mineral,  aumentava os seus níveis de testosterona no corpo.
As empresas de suplementação pegam nessa conclusão e utilizam-na para vender os suplementos de ZMA. Mas em ambos os casos, temos pessoas que não estão saudáveis ou estão em carência de nutrientes, por isso esse estudo não tem valor  para um atleta normal.

2º Estudo:
Em 2004, um estudo financiado por Cytodyne (outra empresa produtora de suplementos), mostrou que a suplementação com ZMA não teve efeitos significativos sobre a testosterona total e livre, IGF-1, hormona do crescimento e cortisol. Não foram observadas mudanças significativas na força muscular do corpo ou capacidade de sprint. [5]

3º Estudo:
Em 2006, uma equipa de cientistas alemães realizou um estudo sobre o efeito ZMA nos níveis de testosterona no organismo. [6]
Os Resultados que se obtiveram foram os seguintes:
“A suplementação de ZMA fez aumentar significativamente os valores de zinco(P = 0,031) e a excreção urinária de zinco (P = 0,035). PH urinário (P = 0,011) e o fluxo de urina (P = 0,045) também foram elevados nos sujeitos que usaram ZMA. No entanto, não ocorreram alterações significativas nos valores de testosterona total e de testosterona livre em resposta a suplementação com ZMA. Além disso, o padrão de excreção urinária de metabolitos de testosterona não foi alterada de forma significativa.
Conclusões a que chegaram:
Os presentes dados sugerem que a utilização de ZMA não tem nenhum efeito sobre os níveis e metabolismo de testosterona em indivíduos que consomem uma dieta com quantidades de  zinco suficiente
- See more at: http://www.xtrafit.pt/arquivo/1725/2013/07/14/zma-nao-aumenta-forca-nem-testosterona/#sthash.wxAfu1Yt.dpuf

Sem comentários:

Enviar um comentário