quarta-feira, 17 de julho de 2013

PERDA DE AUDIÇÃO: Instrutores e alunos praticantes das aulas de grupo


Instrutores de ginásios e alunos em risco 


de perda auditiva

artigo 51177 a1671Instrutores e alunos praticantes das aulas de grupo mais populares dos ginásios, como RPM e Cycle indoor, apresentam uma elevada probabilidade de vir a sofrer de perda auditiva. Esta é a principal conclusão de um estudo realizado em parceria com vários ginásios.


É sabido que os níveis de decibéis elevados durante um tempo de exposição acima do recomendado e a falta de proteção auditiva são os principais fatores que colocam os participantes destas modalidades desportivas entre os grupos de risco.

Por exemplo, numa aula de 60 minutos, os participantes estão expostos a um ruído que pode atingir um pico de 118,6 decibéis, ou seja, 48% acima do recomendado (80 decibéis). O tempo máximo a que devem estar expostos continuamente a este pico de volume, sem consequências a nível auditivo, é cerca de 21 minutos – menos de metade do tempo avaliado. O perigo de perda auditiva aumenta quando considerado o impacto da música numa aula de 40 minutos, onde o pico atinge os 130,60 decibéis, ou seja, 63% acima do recomendado.

"Devido à sua atividade profissional, os instrutores de RPM e Cycle estão ainda mais expostos ao ruído que os próprios alunos: a grande maioria leciona entre uma a duas destas aulas por dia, três a quatro vezes por semana, com um tempo de duração entre os 30 e os 50 minutos. Estes níveis de ruido excessivos podem ser ainda mais elevados dependendo do espaço da sala de aula e da tipologia de materiais que a rodeiam (paredes, portas, etc.). É necessário consciencializar profissionais e frequentadores destes espaços desportivos que devem ser tomadas medidas preventivas, nomeadamente, a utilização de protetores auditivos", explica Pedro Paiva, audiologista da MiniSom.

A AGAP - Associação de Ginásios de Portugal revelou que, em 2012, foram dispensados mais de 33% dos colaboradores dos ginásios, levando a acumulação de aulas (consequentemente, de exposição ao ruido) dos instrutores. A AGAP revelou, ainda, que cerca de 4,7% dos portugueses frequentam estes espaços desportivos, sendo esta a percentagem de população que, após os instrutores, apresenta um maior risco de sofrer com o impato auditivo destas modalidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário