quinta-feira, 4 de julho de 2013

Evite os afogamentos das crianças...!!!!!

APSI 

dá 10 conselhos para evitar 

os afogamentos 

de crianças

artigo apsi 84d0f
Com o arranque de mais uma época balnear a APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil lembra o perigo dos afogamentos. São muitas as famílias que vivem em sobressalto com a possibilidade de ocorrer um acidente na água com as suas crianças.



De acordo com a APSI é nos meses de julho e agosto que se verifica o maior número de casos de afogamentos e não acontecem em maior número nas praias.

As piscinas, os poços e os tanques são os locais onde acontecem mais acidentes com as crianças até aos 9 anos e a partir desta idade são os rios, as lagoas, as ribeiras e as barragens que constituem a maior ameaça. De forma a ajudar as famílias a evitar os afogamentos dos petizes, a associação dá 10 conselhos.

A saber:

1. Perto da água, não perca as crianças de vista nem por um segundo. Redobre a vigilância com as crianças mais novas. Esteja perto, focado na criança e pronto a agir.

2. Dificulte o acesso das crianças aos locais com água: vede as piscinas e tanques e cubra os poços.

3. Nunca deixe uma criança de 3 ou 4 anos sozinha na banheira, numa piscina insuflável ou outro local com água. Menos de um palmo de água é suficiente para afogar uma criança pequena.

4. Despeje toda a água de baldes, alguidares, banheiras ou outros recipientes logo após a utilização.

5. Utilize auxiliares de flutuação de acordo com o ambiente e competências das crianças; as crianças que ainda não sabem nadar muito bem devem usar sempre braçadeiras, mesmo em águas paradas, transparentes e pouco profundas; em águas agitadas, turvas ou profundas e na prática de desportos aquáticos, todas devem usar um colete salva-vidas. Os auxiliares de flutuação devem ser homologados para o peso da criança.

6. Escolha praias e piscinas vigiadas e cumpre a sinalização.

7. Ensine as crianças a nadar, mas mantenha a vigilância.

8. Ensine as crianças a nunca irem nadar sozinhas, a não mergulhar em pontões ou em zonas que não conheçam a profundidade da água e a cumprir a sinalização e indicações dos nadadores-salvadores.

9. Aprenda a fazer reanimação cardiorrespiratória, esse gesto pode salvar uma vida. Faça um curso de Primeiros Socorros.

10. Em férias, redobre a vigilância. O primeiro dia e o final da tarde são os momentos em que acontecem mais afogamentos.



Ame mais ainda o seu filho. 
Proteja-o, ele merece MAIS que  tudo

Sem comentários:

Enviar um comentário