segunda-feira, 15 de julho de 2013

Menopausa !


Menopausa 

não está associada 

à ansiedade e dor


As alterações hormonais da menopausa estão associadas a sintomas sexuais, vasomotores e de mudanças na pele, mas não justificam dores, modificações na memória, depressão ou ansiedade.
Tanto os acontecimentos de vida como a característica individual da pessoa, o bem-estar espiritual e a resiliência "vão predizer muitos mais sintomas, incluindo os físicos de dor e mau estar físico, do que propriamente as alterações hormonais", disse à agência Lusa a investigadora Filipa Pimenta.
"Curiosamente, aquilo que descobrimos é que as alterações no ciclo hormonal [redução de estrogénios e desaparecimento da menstruação] estavam associadas apenas a três tipos de sintomas - sexuais, ou seja, diminuição da libido ou do desejo sexual e secura vaginal, sintomas vasomotores e alterações na pele ou nos pelos faciais", explicou.
"Todos os outros sintomas, como dor, alterações cognitivas em termos de memória, esquecimento, humor deprimido ou ansiedade não eram explicados pelas variações no ciclo menstrual", acrescentou Filipa Pimenta.
Neste estudo, levado a cabo pela investigadora do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), foi incluído um grupo de 1.003 mulheres, entre 42 e 60 anos, uma amostra "comunitária", recolhida em escolas, empresas e departamentos de ginecologia de hospitais, e realçou que "o resultado não pode ser generalizado à população portuguesa, mas permite tirar conclusões e lançar novas questões".
Habitualmente é aceite que as alterações fisiológicas da menopausa provoquem um conjunto de sintomas, nomeadamente psicológicos e, "neste estudo, isso não foi comprovado".
Desta forma, a especialista questionou se haveria outros elementos, nomeadamente fatores externos, do contexto da pessoa, ou até pessoais, que pudessem explicar os outros sintomas e escolheu dois: um externo e outro pessoal.
O externo relaciona-se com os acontecimentos de vida, os eventos que vão acontecendo ao longo dos anos, como, por exemplo, entrar numa relação, ser promovida no trabalho, ser despedida ou passar pela morte de uma pessoa importante.
O fator interno é uma característica pessoal, o sentimento de bem-estar espiritual que a pessoa sente relativamente a si mesma e à comunidade, à natureza e à transcendência, como explicou Filipa Pimenta.
A menopausa, que sucede em média aos 51 anos
é muitas vezes representada, 
de acordo com o modelo biomédico,
como uma deficiência de estrogénios endógena, 
e a mulher deixa de ter menstruação 
devido a esta diminuição de estrogénios.
Esta situação vai provocar um conjunto de 

sintomas vasomotores, caracterizados pelo 

calor, afrontamentos e suores noturnos, 

sexuais, como redução do desejo ou secura 

vaginal, e urinários. Têm também sido 

associados ao processo sintomas psicológicos, 

como humor deprimido e ansiedade, e físicos, 

como dor nas articulações ou alterações de 

peso.

Mas não tema, pois a partir desta 
fase
 uma nova mulher que existe dentro de cada uma de nós 
vai surgir para o mundo 
para viver feliz,
 livre e muito inteira



Sem comentários:

Enviar um comentário