Estudo publicado na revista “Psychological Science”
Os pais adotam diferentes estratégias para convencer os filhos a comer mais vegetais. Um estudo publicado na revista “Psychological Science” sugere que as histórias podem ser a solução para este velho problema.
As crianças têm uma curiosidade natural, elas querem entender por que e como as coisas funcionam, é claro que é necessário simplificar a informação para que estas tenham oportunidade de aprender e desenvolver o raciocínio”, explicaram as autoras do estudo, Sarah Gripshover e Ellen Markman, em comunicado de imprensa.
Neste estudo, as investigadoras da Universidade de Stanford, nos EUA, criaram cinco histórias que tinham como objetivo rever o que as crianças já sabiam sobre os diferentes temas da nutrição, incluindo variedade dietética, digestão, categoria de alimentos, bem como a função biológica destes.
As investigadoras convidaram algumas crianças em idade pré-escolar a ler estas histórias durante o seu lanche, ao longo de três meses, enquanto outras lancharam como habitualmente.
O estudo apurou que as crianças que lerem as histórias tendiam a compreender melhor que os alimentos eram constituídos por nutrientes e que estes eram importantes para várias funções do organismo. Estas tinham também um maior conhecimento sobre o processo digestivo.
Estas crianças também duplicaram, a fim dos três meses, o seu consumo de vegetais, enquanto as crianças incluídas no grupo de controlo continuaram a ingerir a mesma quantidade deste tipo de alimentos.
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