segunda-feira, 29 de julho de 2013

Exposição prolongada aos raios UVA e UVB pode causar lesões oculares!

Exposição prolongada


aos raios 


UVA e UVB


pode causar lesões oculares

artigo 50181 1cf65

"O sol é o grande responsável pela vida no planeta Terra, mas as suas radiações podem ser perigosas para a saúde dos nossos olhos, se não forem tomadas as devidas precauções", 
salienta Vítor Leal, oftalmologista do Hospital de São João, no Porto.



"O principal perigo é a radiação ultravioleta (UV), raios invisíveis da energia solar que também são produzidos por fontes artificiais como a soldadura elétrica, os solários e o laser"
, refere.

O médico indica que mais de 99% da radiação UV que atinge os nossos olhos é absorvida pelas estruturas anteriores que formam os olhos, no entanto, parte dessa radiação atinge o segmento posterior do olho, podendo danificar a retina.
"A exposição prolongada aos raios UVA e UVB pode causar lesões nos olhos, colocando em risco a visão", adverte.

Vítor Leal explica que quanto mais energética for a radiação (ou seja, quanto menor for o comprimento de onda) maior a lesão causada na estrutura ocular. Por esta razão, indica:

"as radiações UV são mais nocivas do que a luz nos comprimentos de onda visível e infravermelha (IV)". 
Um outro fator que diferencia as lesões causadas pela radiação UV é que a sua perceção não é imediata.

"Enquanto a radiação IV se manifesta na forma de calor e a luz visível pode ser visualizada, a radiação UV não provoca nenhuma reação que desperte algum dos sentidos do ser humano."

A exposição, sem proteção, a quantidades excessivas de radiação UV por curtos períodos de tempo pode causar uma ceratite que, explica:

 "é como se fosse uma 'queimadura' da córnea, causando dor, hiperemia, lacrimejo, fotofobia e sensação de areia nos olhos".

 Nas suas palavras: 

"felizmente, esta patologia é geralmente temporária e raramente causa lesões permanentes nos olhos".

Por sua vez, menciona:

"a exposição prolongada, mesmo com pequenas quantidades de radiação UV, aumenta a probabilidade de desenvolvermos cataratas (opacificação do cristalino), pterígio, carcinomas palpebrais e lesões na retina (degenerescência macular)".

O que fazer para nos proteger?
De acordo com Vítor Leal, a radiação solar chega aos olhos de forma direta e indireta (radiação difusa). A segunda forma é ainda mais importante no caso da radiação UV.

O especialista adverte para a importância de evitar a exposição solar, principalmente quando o tamanho da nossa sombra é menor do que o nosso tamanho real (entre as 11.00 h e as 16.00 h).

É ainda aconselhável o uso de chapéu e óculos escuros de boa qualidade, que ofereçam proteção adequada aos olhos:

 "não apenas durante o verão, mas ao longo de todo o ano".

Texto publicado no Jornal Médico, N.º 5, julho 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário