quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Não tomar o pequeno-almoço....


Não tomar 

o pequeno-almoço 

traz 

vários riscos

Um estudo recente publicado pela revista “Circulation”, da American Heart Association, demonstrou que os homens de meia-idade que não tomam o pequeno-almoço correm riscos mais elevados de sofrerem um enfarte agudo do miocárdio ou de morrerem de doença cardíaca.
O resultado do estudo vem reiterar mais uma vez o que a ciência já sabe desde há muito:

que tomar o pequeno-almoço traz uma série de benefícios em termos nutritivos e de saúde mental. Isto aplica-se tanto a crianças, como a adultos.

Segundo a nutricionista Lisa Mosokovitz:


“o pequeno-almoço é a refeição do dia que oferece a melhor oportunidade de se consumir fibra a partir de cereais integrais, que é extremamente benéfica para o coração e ajuda a diminuir a tensão arterial e o colesterol”.

Mas só tomar o pequeno-almoço em si não é suficiente. É importante que saibamos escolher o que consumir. Devemos optar por alimentos com pouco açúcar, pobre em gordura saturada e em colesterol. Um bom exemplo será uma omelete de claras com abacate e uma torrada de pão integral- Deve-se privilegiar cereais de pequeno-almoço que tenham pelo menos 5 gramas de fibra e o leite deve ter menos de 1% de gordura.

Deixar de tomar o pequeno-almoço poderá trazer consequências nocivas para a saúde cardiovascular, mas não só. 
A falha da principal refeição do dia pode ser prejudicial noutros aspetos.

Segundo um estudo publicado em 2003 na revista “Epidemiology”, as pessoas que não tomam o pequeno-almoço apresentam uma maior tendência para a obesidade. 
É que ao consumir-se alimentos mais cedo durante o dia evita-se comer demasiado em alturas mais tardias do dia. 
Isto suprime também as concentrações de insulina, que é uma hormona do organismo responsável pelo armazenamento de ácidos gordos nas células adiposas.

Um estudo divulgado no “American Journal of Clinical Nutrition” 
indica que:
 as mulheres que não consomem o pequeno-
almoço com frequência apresentam um risco 
maior de terem diabetes de tipo 2 do que as 
mulheres que tomam o pequeno-almoço 
diariamente.

Finalmente, um estudo publicado na revista “Psychology and Behavior” em 1999, indicava que os adultos que começavam o dia com um bom pequeno-almoço demonstravam geralmente uma melhor disposição e mais otimismo do que os indivíduos que não consumiam nada. 
Na verdade, sem iniciarmos o dia com o 
pequeno-almoço, começamos a sentir-nos 
cansados e até mesmo irritados.

Sem comentários:

Enviar um comentário