sábado, 3 de agosto de 2013

Café Ingerido Com Hidratos Faz Acumular Gordura

Café Ingerido Com Hidratos Faz Acumular Gordura!

Café pela manhã
Olá!
No artigo anterior falei-te dos benefícios da cafeína na queima de gordura durante o treino (se não viste esse artigo, carrega aqui – Cafeína aumenta a queima de Gordura durante o treino). No entanto, a ingestão de cafeína nem sempre contribui para a perda de gordura. Vários factores podem interferir nesse facto: tipo de treino, momento do dia em que é ingerido, a sua combinação com determinados alimentos, etc…
Existe muita coisa a falar sobre a cafeína, por isso decidi escrever vários artigos sobre o tema, para que consigas tirar o máximo proveito do consumo da cafeína, maximizando a tua perda de gordura e evitando determinados erros de ingestão que te façam acumular mais gordura (vou-te mostrar no artigo de hoje que a acumulação de gordura devido ao consumo de cafeína, acontece).
Café Ingerido com Hidratos Provoca Acumulação de Gordura

A razão pela qual o café pode contribuir para ganhos de gordura tem a ver com o facto da cafeína tornar o nosso corpo resistente à insulina.
Mas o que é isso de sensibilidade ou resistência à insulina, e como é que o consumo de cafeína juntamente com hidratos pode fazer acumular gordura?

Sensibilidade à Insulina?!
Em primeiro lugar vou explicar o que é sensibilidade à insulina. A sensibilidade à insulina é a eficiência que o nosso corpo tem em lidar com a entrada de glicose. Os nossos músculos e células utilizam a glicose (ex: Hidratos de carbono) como fonte energética para a realização das suas funções. Para que a glicose chegue aos músculos e células, tem que ser transportada por uma hormona que é produzida pelo pâncreas no nosso organismo, hormona essa designada Insulina.
A Insulina tem uma função determinante no transporte da glicose (energia) directamente para os músculos e células, ficando estes a funcionar de forma eficiente.
Indivíduos que apresentam uma grande sensibilidade à insulina, apenas necessitam de produzir pequenas quantidades de insulina para fazer o transporte de glicose aos músculos. Por outro lado, indivíduos com baixa sensibilidade (= resistência) à insulina, terão de produzir maiores quantidades de insulina para conseguir o mesmo trabalho.
Concluindo, quando existe maior sensibilidade, o corpo necessitará produzir menos insulina, quando existe maior resistência, mais insulina necessitará para permitir a entrada de glicose no músculo e células. (Indivíduos diabéticos de tipo 2, são caracterizados por apresentarem grande resistência à insulina).
Num estudo feito em humanos na Universidade Centro Médico de Nijmegen (Holanda) [1], concluiu-se que a cafeína diminuiu a sensibilidade à insulina em cerca de 15% (comparativamente com um placebo). Neste estudo foi usada uma dose de cafeína de 3mg/ kg). Se tiveres 80 kg de peso, isto equivale a 240 mg de cafeína, o correspondente a cerca de 2 chávenas de café.
Noutro estudo feito em ratos e em humanos [2], mas desta vez com doses superiores de cafeína, concluiu-se que “o consumo de grandes doses de cafeína provoca resistência crónica à insulina, no ser humano, bem como em animais. A cronicidade da resistência à insulina dificultará a perda de gordura, ficando a sua acumulação mais facilitada. Cada vez que ingerimos qualquer alimento, ocorre um pico de produção nos níveis de insulina no sangue, encontrarás descrito em baixo a explicação de como é que a produção excessiva de insulina poderá fazer acumular gordura.
- See more at: http://www.xtrafit.pt/arquivo/1762/2013/07/30/cafe-ingerido-hidratos-faz-acumular-gordura/#sthash.JplzUgdz.dpuf

Sem comentários:

Enviar um comentário