sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Reiniciar a escola com uma alimentação saudável


Indicações do NewYork-Presbyterian/Morgan Stanley Childrens Hospital


Reiniciar a escola 

com uma alimentação saudável


Com o início o ano letivo cada vez mais próximo, é altura dos pais começarem a fazer planos de horários e rotinas, compras de livros, roupa e altura ideal de motivarem os seus filhos para levarem as lancheiras carregadas de alimentos saudáveis e variados.
Joel Lavine do NewYork-Presbyterian/Morgan Stanley Children"s Hospital, EUA, considera que não é imprescindível os pais eliminarem o açúcar e outras pequenas guloseimas para que os seus filhos tenham uma alimentação equilibrada: 
“as crianças podem continuar a obter os açúcares que desejam a partir de alimentos de baixa gordura e de fruta, e ficam os pais satisfeitos com o conteúdo nutricional”.

Para motivar o interesse e envolvimento dos filhos na sua própria alimentação, os nutricionistas daquele hospital pediátrico aconselham que se leve os filhos às compras ao supermercado. 
Deve-se também envolver os filhos na preparação de refeições, encorajá-los na adoção de novas escolhas, oferecer-lhes alimentos variados e promover a sua curiosidade e criatividade relativamente à alimentação.

Os pais devem procurar ser criativos e substituir alimentos menos saudáveis por opções saborosas e saudáveis. 
As batatas fritas podem ser substituídas por pipocas caseiras, às quais se pode adicionar um pouco de azeite ou sal. 
Assim, em vez de um alimento processado e rico em gordura, as crianças terão acesso a um alimento rico em fibra, com um tipo de gordura saudável e pobre em sódio.

As crianças são atraídas pelo que é colorido. 
As sanduiches podem tornar-se mais atraentes com alternativas coloridas e saudáveis: 
tomate, cenoura ralada, alface, abacate, couve vermelha cortada e húmus (uma nutritiva pasta feita de grão-de-bico, típica da cozinha do Médio Oriente que pode ser feita em casa). 
Deve-se sempre escolher carnes magras, como frango, peru, salmão e atum em água. 
O pão deve ser preferencialmente integral, já que é rico em fibra, complexo vitamínico B e ferro.

O queijo deve ser utilizado com algum cuidado nas sanduiches. 
Apesar de rico em cálcio, que é muito importante para o crescimento, o queijo possui uma grande quantidade de gordura saturada. 
Deve-se, portanto, optar sempre por queijo magro.

Alguns pais, para além de terem que procurar uma alimentação saudável para os seus filhos, têm que ter cuidados especiais com a alimentação dos mesmos. 
É o caso das crianças que têm problemas como a doença de Crohn, por exemplo. 
Neste caso é necessário evitar alimentos ricos em fibra ou fruta fresca.

Sem comentários:

Enviar um comentário