quinta-feira, 8 de maio de 2014

Massagens de ternura

Massagens de ternura

artigo Fotolia 44952066 Subscription Monthly M 00ce1Pequeno, frágil e vulnerável o seu bebé está, mês a mês, a descobrir o mundo que o rodeia. 
Os sons, as texturas e as sensações, em especial as que lhe dão conforto, tranquilidade e segurança. Para além dos cuidados diários, acarinhe o seu bebé com um "baby spa".
 E aperte ainda mais os laços que vos ligam, para sempre.




O bebé precisa, especialmente nos primeiros meses de vida, de cuidados especiais para se manter limpo, mas também relaxado e feliz. 
À rotina básica de higiene pode acrescentar outros gestos e rituais que irão dar tranquilidade ao seu bebé e ajudarão a regular os ritmos do seu próprio e pequeno organismo, como o ciclo do sono e o trânsito intestinal.

Momentos relaxantes

Para além de proporcionar um momento de grande cumplicidade, essa não é a única vantagem da massagem do bebé. Há muitas outras: pode ajudar a estimular o desenvolvimento emocional e as capacidades de aprendizagem do bebé; ajudando a promover o desenvolvimento equilibrado do sistema nervoso e contribuindo para a diminuição dos níveis de stress do bebé.

Com as massagens os bebés podem desenvolver melhores padrões de sono e passar noites mais tranquilas, contribuindo para o equilíbrio do sistema emocional e níveis de energia.

A massagem pode ajudar ainda a aliviar cólicas e obstipação ao contribuir para um melhor funcionamento do sistema digestivo. Pode estimular o sistema de circulação sanguínea e reforçar o sistema imunitário do bebé.

Segundo as recomendações da Associação Internacional de Massagem Infantil, pode começar a massajar o bebé desde as primeiras semanas de vida, tendo sempre o cuidado de verificar se o bebé continua a apreciar esses momentos.

> Escolha uma altura em que se o seu bebé esteja acordado e bem desperto. Para ser um momento calmo e sem interrupções, o final do dia costuma ser uma boa hora, quando há mais sossego e prepara o seu bebé para a hora de dormir. O importante é que este momento se torne numa rotina.

> Instale-se numa divisão com uma temperatura agradável para o bebé e tranquila, luminosa mas sem demasiada luz.

> Tenha à mão as coisas de que se necessitará: óleo, toalha, fraldas limpas e roupas.

> Coloque o bebé virado para si em cima de uma toalha, na cama ou num colchão de muda da fralda. Posicione o bebé de forma que ele veja a sua cara.

> Lembre-se que cada criança tem diferentes necessidades, em constante mudança. Por exemplo, os bebés mais pequenos podem sentir-se mais seguros se os deixarmos com a maior parte da roupa vestida e se se sentirem perto do corpo da mãe ou do pai.

> As suas mãos devem estar limpas e quentes, e as unhas cortadas.

> Retire tudo o que possa magoar a pele do bebé como, por exemplo, jóias.

> Utilize um óleo de massagem específico para bebés, que pode comprar na farmácia. Aplique-o nas suas mãos e esfregue-as para aquecer o óleo antes de tocar no bebé.

> A pele do bebé deve estar sã, sem irritações.

> Evite massajar o bebé se ele estiver doente, e imediatamente após o biberão ou a refeição.

Amor e carinho na forma de gestos

O contacto físico e afetivo promove o desenvolvimento do bebé, favorece a harmonia, contribui para aumentar a autoconfiança e reforçar a relação emocional entre pais e filhos. É por isso que os gestos são tão importantes.

Quando estiver a fazer uma massagem ao seu bebé deve seguir as seguintes recomendações: o contacto deve ser quente, suave mas firme, execute pressões estimulantes e envolventes. A massagem pode durar até 30 minutos, se o bebé estiver a apreciar. No entanto, o bebé pode mostrar algum desagrado nas primeiras vezes: nesse caso, pare alguns breves minutos e tente voltar a realizar a massagem no dia seguinte ou uns dias mais tarde. Siga então estas indicações:

> Comece por massajar suavemente os ombros partindo do pescoço e descendo ao longo dos braços sem esquecer as mãos e os dedos.

> De seguida, com a sua mão bem aberta, massaje o peito e a barriga fazendo círculos no sentido dos ponteiros do relógio: coloque a mão no peito e desça suavemente, repita com a outra mão. Não se apoie, o peso da sua mão é suficiente.

> Segure o pé do bebé com uma mão, e com a outra mão, massaje desde a barriga da perna até à coxa, e de seguida a anca.

> Coloque o pé do bebé entre as suas mãos e massaje delicadamente desde os dedos até ao calcanhar. Suba outra vez até aos dedos e massaje-os um por um e de seguida estique-os suavemente.

> Para as mãos, massaje com gestos suaves e circulares a palma da mão, de seguida estique suavemente cada um dos dedos.

Texto original publicado na Farmácia Saúde abril 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário