quinta-feira, 8 de maio de 2014

ADEUS GORDURA

Adeus gordura

artigo Fotolia 60087388 Subscription Monthly M 9c3c1Uma alimentação saudável, conjugada com a prática regular de exercício físico, é meio caminho andado para controlar o peso e manter o corpo livre das gorduras indesejadas. Mas, por vezes, é necessária uma ajuda extra.

Está na hora de se ver livre das gordurinhas extra e tonificar o corpo e a mente, com uma alimentação mais equilibrada e com exercício físico: por um lado, diminui-se a ingestão de alimentos calóricos e gordos e, por outro, queimam-se calorias, transformando-as em energia.

Esta é, digamos assim, a "receita" para um peso saudável. A própria natureza dá uma ajuda. Combinando ingredientes biologicamente ativos é possível obter uma silhueta bonita e aderir a um modo de vida saudável. Uma dessas combinações é possível encontrar na conjugação de elementos como o ácido ascórbico, alcachofra, crómio e pectinas da casca de citrinos.

Para dar energia e bem-estar, o ácido ascórbico, mais vulgarmente conhecido por vitamina C, é necessário numa dieta equilibrada. Abunda sobretudo nos citrinos, nos tomates e nas verduras tenras como o espinafre, a alface, as ervilhas, embora se encontre em quantidades mais reduzidas em quase todos os frutos e legumes. Contribui para o metabolismo normal da produção de energia e para a redução da fadiga.

A alcachofra é uma planta com ótimas propriedades terapêuticas. Oferece cinarina, que baixa o colesterol juntamente com a pectina, fibra laxativa que também evita a formação de placas de ateroma, reduz a absorção de gorduras e glicose. Também contém potássio que ajuda a eliminar o excesso de sódio, sendo um agente drenador.

Já o crómio é um nutriente que ajuda a "queimar" as gordurinhas extra. E porquê? Porque o organismo necessita de crómio para encaminhar a glucose dos vasos sanguíneos para as células. Se este mecanismo não funcionar corretamente, a quantidade de açúcar que chega às células (onde é transformada em energia) não é suficiente, provocando sintomas como o cansaço e a falta de energia. Ao corrigir esta disfunção nutricional com um suplemento de crómio, contraria-se a vontade de comer doces, de forma natural e gradual, facilitando a perda de peso.

E quanto às pectinas, são fibras hidrossolúveis abundantes nos tecidos moles da casca dos citrinos, polpa da beterraba, marmelo e maçã e cascas de cebola, e desempenham uma função muito importante na manutenção de uma saudável flora intestinal. Favorece a excreção do colesterol e captam metais pesados presentes no tubo digestivo.

Apesar de terem origem natural, os suplementos devem ser tomados com conselho médico ou farmacêutico, para avaliar o risco de interação com medicamentos ou outros produtos de saúde.

Texto original publicado na Farmácia Saúde abril 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário