domingo, 11 de maio de 2014

ASMA PODE CAUSAR PERDA ÓSSEA



Asma pode causar perda óssea

  • APA
  • 159 visualizações
    4 estrelas

Asmáticos podem correr o risco de sofrer perdas ósseas. Pesquisadores sul-coreanos encontraram uma possível associação entre a doença pulmonar e uma diminuição na densidade mineral óssea, conforme descreveram na “Annals of Allergy, Asthma & Immunology”.
Os pesquisadores examinaram 7 mil pacientes, 433 dos quais sofriam de hiperresponsividade das vias aéreas (HRVA) ou asma. Foi mostrado que a densidade óssea na coluna lombar e fêmur de pessoas com HRVA ou asma era significativamente menor.
“Sabemos que o uso prolongado de corticosteroides no tratamento da asma é um fator de risco para osteoporose, mas não temos dados definitivos mostrando a relação entre a asma propriamente dita e a perda óssea”, disse o autor principal Jae-Woo Jung. “Este estudo mostrou uma associação significativa entre as duas doenças, mesmo na ausência de uso prévio de corticosteroide oral.”
“É difícil isolar a causa da perda óssea neste subconjunto de pacientes”, diz o alergista John Oppenheimer do Colégio Americano de Alergia, Asma & Imunologia, comentando sobre o estudo dos seus colegas sul-coreanos. “As razões podem incluir o uso de corticosteroide, níveis baixos de vitamina D ou até mesmo a raça. Esta pesquisa desvendou achados que precisam ser estudados mais a fundo”, disse Oppenheimer.

Sem comentários:

Enviar um comentário