terça-feira, 10 de setembro de 2013

Elevado risco de AVC nos jovens

Estudo publicado na revista “Neurology”


Elevado risco de AVC nos jovens


Os jovens estão agora em maior risco de desenvolvimento de acidente vascular cerebral (ACV), uma ocorrência que estava habitualmente associada aos indivíduos com mais de 56 anos, revela um estudo publicado na revista “Neurology”.
Neste estudo os investigadores focaram-se na ocorrência de AVC em indivíduos entre os 15 e os 44 anos, tendo constatado que 15% dos tipos mais comuns desta condição ocorriam nos indivíduos novos e adolescentes.
O estudo apurou que entre 532.000 e 858.000 indivíduos com idades compreendidas entre 18 e os 44 sofreram um AVC. Foi constatado que 85% dos AVC´s eram isquémicos, ou seja resultantes da obstrução de artérias cerebrais.
Os investigadores constataram que os fatores de risco para este tipo de AVC são mais aparentes nos jovens. Estes fatores incluem obesidade, tabagismo, pressão arterial elevada, diabetes, colesterol elevado e doença cardíaca congénita.
Na opinião dos autores do estudo, a ocorrência de AVC em indivíduos jovens tem um impacto económico grande, uma vez que afeta indivíduos que ainda não atingiram os seus anos mais produtivos. “Para além de ter que lidar com o choque que é sofrer um AVC, estes jovens sobreviventes têm de lidar com as carreiras profissionais, educação dos filhos, temas estes que requerem recursos e preocupações adicionais”, revelaram em comunicado de imprensa, a equipa de investigadores
Este estudo também chama atenção para a parca investigação realizada em torno da ocorrência de AVC´s em jovens. O diagnóstico precoce continua a ser um desafio, devido à falta de consciência e ao facto desta condição ser relativamente incomum nesta faixa etária.
Tendo em conta estes dados, na opinião dos investigadores, os riscos e efeitos dos AVC´s deveriam ser ensinados às camadas mais jovens, bem como a implementação de sinais de aviso em escolas, ambientes de trabalho e consultórios médicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário