quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Doenças da próstata

Doenças da próstata 

afetam sexualidade masculina

artigo 70155 3d895

A Associação Portuguesa de Doentes da Próstata realiza uma ação de sensibilização para a doença na clínicacuf torres vedras. 

Agendada para dia 24 de setembro, entre às 14h30m e as 19h00 horas consiste na distribuição de informação e contacto direto com os utentes da clínica.



Apenas a identificação precoce do problema permite um tratamento médico e cirúrgico eficaz e com boas perspetivas para a qualidade de vida e com reduzidos riscos para a sexualidade e para a vida familiar.

"As companheiras dos homens com doenças da próstata têm um papel redobrado no acompanhamento, dado que pode ocorrer perturbações na vida sexual do casal como disfunção erétil, alterações da ejaculação e do orgasmo. 
Há que haver amor, carinho, compreensão e espírito de ajuda ao próximo", diz Fortunato Barros, urologista da clínicacuf torres vedras.

O especialista explica ainda que "estas complicações, mais frequentes no tratamento da hipertrofia benigna da próstata e do cancro da próstata, afetam a esfera psicossocial, aumentam a falta de autoestima, os estados depressivos, o medo da morte, os conflitos interpessoais e familiares. 
O enquadramento familiar destes doentes deve ser muito cuidadoso, necessitando por vezes de apoio de profissionais da área da psicologia clínica".

Sem comentários:

Enviar um comentário