quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Água nunca é demais

Água nunca é demais

artigo 67016 25445A água é um elemento essencial para todos os mecanismos do nosso corpo e é fundamental para que a respiração, o coração, os rins e todos os outros órgãos funcionem corretamente. 
No entanto, mesmo em repouso e num ambiente de temperaturas amenas, um ser humano elimina cerca de 100ml de líquidos na urina por hora, o que significa 2,4 litros por dia, associado ainda à perda de água através da respiração e transpiração.


Quase toda a quantidade de água de que o organismo necessita provém das bebidas (entre 70% a 80%) e entre 20% a 30% dos alimentos que comemos. Um refrigerante ou um sumo podem conter, dependendo do tipo, entre 90% e 99% de água. 
Algumas frutas e verduras podem conter, dependendo do tipo, entre 70% a 90% de água, depois de cozido o esparguete contém mais de 75% e o peixe branco até 80% de água.

Para manter-se sempre hidratado deve:

- Consumir entre 1,5 a 2 litros de água por dia, por isso beba água com frequência, diversas vezes ao dia, mesmo que não tenha sede. Andar com uma garrafa de água ajuda a que não se esqueça de beber.
- Comer mais fruta e legumes frescos. Os legumes são ricos em água e minerais, por isso, contribuem também para manter o corpo hidratado.
- Beber sumos. Os sumos não devem substituir a água em situação alguma, mas são também uma boa fonte de hidratação. 
Ao escolher, prefira sempre os sumos de fruta, de extratos vegetais ou néctares. Nestes casos, contêm também vitaminas, minerais e fibras que, além de refrescarem o corpo, são também excelentes fontes de energia.
- Evitar as horas de maior calor. A exposição prolongada ao sol pode trazer muitos dissabores. Na praia opte pelos períodos da manhã, até às 11h, ou depois das 17h. O mesmo se passa se praticar exercício físico ou atividades ao ar livre. O melhor é sempre deixar os banhos de sol ou as corridas para o final do dia.

A preocupação em manter o corpo hidratado estende-se às crianças e também aos idosos. Devem ser os pais a controlar a quantidade de líquidos que as crianças ingerem e a incentivá-las. 
Os mais pequenos tendem a imitar os adultos em tudo o que fazem, principalmente, os pais, por isso, dê o exemplo. Por serem crianças, só pensam, naturalmente, em brincar ao ar livre. Mas estas brincadeiras provocam perda de líquidos, tornando-se necessário repô-los. Uma vez que se trata de crianças, varie na oferta de líquidos, ofereça-lhes sumos e até gelados para que a aceitação seja mais fácil. 
Crianças entre um e três anos devem consumir cerca de 1,1 a 1,3 litros de líquidos por dia. 
Já as crianças entre os 4 e os 8 anos precisam de 1,6 litros por dia.

Os idosos estão também mais expostos à desidratação. Em primeiro lugar, porque, a partir dos 60 anos, o corpo humano tem pouco mais de 50% de água na sua constituição. Além disso, doenças como a diabetes, hipertensão ou problemas renais, comuns numa idade mais avançada, tendem a agravar-se devido ao deficiente consumo de água.


Quem deve beber mais água?

- Os homens devem ingerir uma maior quantidade de líquidos do que as mulheres devido à sua composição, por natureza, mais musculada e com menos gordura;
- Crianças: necessitam de mais líquidos do que os adultos porque correm maior risco de desidratação;
- Mulheres em fase de amamentação;
- Idosos: tendem a diminuir a ingestão de líquidos e a perda de líquidos pelo organismo aumenta;
- Em caso de diarreia, febre e vómitos o corpo desidrata mais depressa;
- Em ambientes de calor ou situações de seca;
- Maior actividade física em dias de calor;
- Quando são ingeridos alimentos picantes;
- Antes, durante e depois do exercício físico.

Texto original publicado na revista Farmácia Mais Saúde, agosto 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário