sábado, 29 de junho de 2013

Café diminui o apetite?




Investigação Científica
Enviar a um amigo
Estudo realizado pela Universidade de Griffith

Café diminui o apetite?

O consumo de café poderá diminuir o apetite, dá conta um estudo levado a cabo pelos investigadores da Universidade de Griffith, na Austrália.

Milhões de pessoas não conseguem começar o dia sem um café. De acordo com vários estudos realizados até à data, o consumo regular de café reduz o risco de desenvolver diabetes, doenças mentais, alguns tipos de cancro e a mortalidade em geral.

Neste estudo, uma equipa de investigadores australianos decidiu investigar se o café poderia também afetar o apetite. 

“Algumas pessoas dizem sentir menos fome quando bebem café e outras preferem consumir esta bebida em vez do pequeno-almoço”, revelou, em comunicado de imprensa, um dos autores do estudo, Matt Schubert.

Contudo, o investigador observou que habitualmente as pessoas que tomam café tendem a acompanhá-lo com alimentos com elevado teor de gordura e de açúcar. 

Deste modo, os investigadores querem analisar se existe um efeito associado ao café no que diz respeito à preferência alimentar e quais são as implicações que este pode ter na perda de peso.

Os investigadores estão atualmente a realizar quatro ensaios, nos quais alguns dos participantes estão a beber dois cafés, um durante o pequeno-almoço e o outro duas horas mais tarde, um outro grupo está a beber café livremente durante a manhã e o quarto grupo só toma apenas um café.



Os participantes estão a ser acompanhados durante o período que decorre desde o pequeno-almoço até ao almoço e estão também a ser regularmente avaliados no que diz respeito à sua perceção de saciedade, fome e desejo por determinados alimentos.

Apesar de os ensaios ainda estarem em curso, os autores do estudo têm observado que os participantes que tomam dois cafés têm menos fome e uma maior sensação de saciedade.

Os investigadores acreditam que o consumo de bebidas com café poderá ser uma estratégia para um menor consumo de energia que, aliada ao gasto energético, através da prática de atividade física, poderá ajudar as pessoas a manterem o peso corporal desejado.


Sem comentários:

Enviar um comentário