terça-feira, 11 de junho de 2013

VOAR SEM MEDO



Voar Sem Medo 


oferece tratamento especializado 


para fobia de voo

artigo CristinaAlbuquerque 6b37fO medo de viajar de avião é um problema que afeta um número significativo de pessoas, condicionando as suas vidas tanto ao nível pessoal como familiar e profissional.

A Voar Sem Medo (VSM) surge em Portugal como o primeiro centro especializado no estudo, prevenção e tratamento da fobia de voo. Inserida na Clínica Psiquiátrica Dr. Afonso de Albuquerque, funciona em articulação com a Clínica de Medicina Tropical e do Viajante e tem protocolos de colaboração com várias entidades aeronáuticas nacionais (Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea, Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine, NAV Portugal e ANA Aeroportos de Portugal).
 É parceira da VALK Foundation -- um dos mais prestigiados centros de investigação e tratamento de aerofobia a nível mundial --, regendo-se pelos mesmos princípios metodológicos desta fundação tanto ao nível dos protocolos de avaliação como da intervenção terapêutica e avaliação dos resultados.

A VSM coloca à disposição das pessoas com medo de viajar de avião uma intervenção terapêutica de eficácia cientificamente comprovada, que conta com o apoio de uma equipa técnica pluridisciplinar constituída por psicólogos e profissionais da aviação -- pilotos, controladores de tráfego aéreo, tripulantes de cabine e especialistas em manutenção aeronáutica.



Na VSM, o tratamento para fobia de voo pode ser individual (6 a 10 sessões) ou em grupo (3 dias intensivos). Após avaliação psicológica inicial, e de acordo com as necessidades particulares de cada paciente, é determinada qual a abordagem mais adequada. A intervenção psicoterapêutica é de orientação cognitivo-comportamental e inclui os seguintes componentes:

a) Informação sobre os mecanismos psicológicos subjacentes ao medo de voar;
b) Ensino e treino de técnicas para controlo da ansiedade;
c) Informação sobre aspetos técnicos da aviação (funcionamento dos aviões, turbulência, estatísticas sobre segurança de voo, manutenção das aeronaves, controle de tráfego aéreo, papel dos tripulantes, etc.);
d) Visita ao aeroporto;
e) Visita à Sala e à Torre de Controlo de Tráfego Aéreo;
f) Voo terapêutico (ida e volta, na companhia da equipa técnica).

Após o tratamento, e durante 2 anos, a VSM acompanha atentamente a evolução clínica dos seus pacientes, monitorizando e reforçando a consolidação do tratamento.

Cristina Albuquerque, psicóloga clínica, diretora da Voar Sem Medo e autora do livro Voar Sem Medo – Um guia prático para voar confiante e descontraído, Gradiva, 2010



Sem comentários:

Enviar um comentário