domingo, 23 de junho de 2013

Xilitol – Adoçante Saudável em Nutrição

Xilitol – Adoçante Saudável

Xilitol
Xilitol foi descoberta simultaneamente por químicos alemães e franceses no final do século 19.
Este pode ser encontrado no nosso corpo, uma vez que este pode, produzir até 15 gramas de xilitol a partir dos alimentos que ingerimos, ou seja, estamos a falar de algo que faz parte do nosso metabolismo diário.
O xilitol é naturalmente encontrado em baixas concentrações nas fibras de muitas frutas e vegetais. Um grama de xilitol contém 2,4 quilocalorias (kcal), em comparação com um grama de açúcar, que tem 3,87 kcal.

Este é considerado seguro para diabéticos e indivíduos com hiperglicemia. Isto é atribuído, ao seu efeito, sobre os níveis de açúcar no sangue, em comparação com os açúcares regulares, uma vez que tem um índice glicémico muito baixo, de 7 a 13 (glucose tem um IG de 100) [1] Por essa razão, utilizar xilitol para adoçar os alimentos, é uma óptima solução, uma vez que que este não desperta os níveis de insulina, não contribuindo assim, para ganhos de gordura.

Este é tão doce quanto a sacarose e tem cerca de 33% menos calorias. Ao contrário de outros adoçantes naturais ou sintéticos, o xilitol é benéfico para a saúde, havendo já bastantes estudos que confirmam, que este reduz as cáries dentárias a um terço, faz remineralização dos dentes [2, 3] e reduz a incidência de otite média aguda [4,5]
De acordo com um estudo realizado em 2008, o xilitol é um potente antibiótico, uma vez que este mata todo o tipo de bactérias [6]

Contra indicações:
A - Num estudo, mostrou-se que quando os níveis de xilitol estão elevados, estes reduzem os níveis de ácidos gordos livres e fazem parar o processo de gliconeogénese e cetose. [7]
O processo de gliconeogénese  resulta da produção de glicose a partir de não-açúcares e não hidratos, sendo a maior parte deste processo realizado no fígado (principalmente sob condições de jejum). As três maiores fontes de carbono para a gliconeogénese em humanos são lactato, glicerol e aminoácidos. O glicerol é produzido a partir dos ácidos gordos (gordura)- (Devlin, 1998). Por essa razão o consumo de xilitol pode diminuir a queima de gordura.

O Processo de cetose, ocorre quando o pâncreas converte gorduras em ácidos gordos e corpos cetónicos, que podem ser usados pelo corpo para energia. A cetose acontece quando não existe mais glicogénio e o organismo usa os depósitos de gordura como fonte energética! Estratégia utilizada por muitos fitness models e Bodybuilders para perder o máximo de gordura possível, quando mais precisam.
Se costumas procurar ficar em estado de cetose para queimar gordura, não deves ingerir Xilitol. No entanto, este pode ser ingerido em todos os outros momentos, desde que de forma moderada.
B- Segundo o Guia do Consumidor à Odontologia, se consumir mais do que 40g de xilitol por dia, pode sentir desconforto no estômago e diarreia.

C- O xilitol é extremamente tóxico para os cães. Mesmo pequenas quantidades de xilitol podem causar hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), convulsões, insuficiência hepática ou até mesmo a morte em cães. Xilitol não estimula a libertação de insulina pelo pâncreas nos seres humanos, no entanto, quando as espécies não primatas (por exemplo, um cão) ingerem xilitol, este é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea, provocando uma libertação potente de insulina do pâncreas. Esta rápida libertação de insulina resulta numa diminuição rápida e profunda no nível de açúcar no sangue (hipoglicemia), um efeito que ocorre no prazo de 10-60 minutos depois de comer o xilitol. Estes níveis baixos de açúcar no sangue, podem, resultar na perda de coordenação, depressão, colapso e convulsões em menos de 30 minutos. A ingestão de doses de xilitol (entre 500 – 1000 mg / kg de pesocorporal) tem sido associada a insuficiência renal em cães, que por sua vez pode ser fatal [8,9,10]

É Seguro tomar Xilitol?
A Organização Mundial de Saúde, Food and Agriculture Organization e a Food and Drug Administration, confirmam que o xilitol é um adoçante completamente seguro para humanos, já o mesmo não se pode dizer para cães e gatos!
Podes ingerir Xilitol à vontade, mas mantém-no longe do teu animal de estimação!

Se gostaste deste artigo, estás à vontade para carregar em  “Like” e “Share“ divulgando assim esta preciosa informação com os teus amigos de facebook. Se quiseres fazer algum comentário, estás à vontade para fazê-lo. Eu irei tentar responder a todos.
Ricardo Vidal

- See more at: http://www.xtrafit.pt/arquivo/1581/2013/06/02/xilitol-novo-adocante-saudavel/#sthash.sgamRP6d.dpuf

Sem comentários:

Enviar um comentário