quinta-feira, 9 de maio de 2013

CANCRO DO OVÁRIO


Dia Mundial 

do Cancro do Ovário 

assinalado pela primeira vez

artigo covario cde05"Não desista! 
Não seja apenas uma memória" é o mote da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) para assinalar o primeiro 

Dia Mundial do Cancro do Ovário (8 de maio). Para além de uma campanha, a LPCC está a promover até ao fim deste mês um inquérito nacional à população feminina.

Em Portugal, ocorrem 529 novos casos de cancro do ovário por ano. 

É a sétima causa de mortalidade oncológica entre as mulheres, a nível mundial sendo muitos dos casos diagnosticados tarde demais.

Atendendo ao generalizado desconhecimento da doença, a LPCC lançou com o apoio da Roche uma campanha para sensibilizar as portuguesas. 


A Liga está também a promover um inquérito nacional dirigido às mulheres, com vista a aferir do seu grau de informação sobre o cancro do ovário. 

O facebook da LPCC foi a plataforma escolhida para acolher o inquérito, dado o potencial dos seus 600 mil fãs.

É possível responder até 31 de maio. Ao mesmo tempo, por cada resposta estão a contribuir com um euro para uma bolsa de investigação sobre o cancro do ovário, até um máximo de 12 mil euros.

No âmbito da efeméride, a Clínica de Ginecologia do IPO-Porto organizou a iniciativa "Blue Day", porque o azul é a cor oficial do cancro do ovário, com o objetivo de despertar a população feminina para os sinais de alerta deste cancro. 


A ação contou com a participação de várias figuras públicas e foram distribuídos laços azuis , folhetos informativos, flores e sorrisos pelas doentes e utentes. 

Todos os anos o IPO-Porto recebe 80 novos casos de cancro do ovário e em idades cada vez mais precoces.

Para mais informações:
217 221 810-9 | info@ligacontracancro.pt



Sem comentários:

Enviar um comentário