terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Dia Nacional do Doente Coronário...Em Oeiras

Oeiras e Fundação Portuguesa de

 

Cardiologia

 

assinalam

 

Dia Nacional do Doente Coronário

coronario oeiras 6c576A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) e a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) unem-se para assinalar o Dia Nacional do Doente Coronário (14 de fevereiro) com uma campanha de rastreios durante toda esta semana.
 
Os rastreios cardiovasculares, o baile do coração e a caminhada pela saúde são algumas das iniciativas agendadas, em vários locais do concelho, para sensibilizar a população para o perigo das doenças cardiovasculares.
 

Em Portugal, 70% da população tem colesterol elevado, 20% é fumadora ou obesa e 40% sofre de hipertensão, sendo fatores e risco do aumento das doenças cardiovasculares.
 
Em 2012, estas patologias foram responsáveis por 23 mil mortes, muitas das quais evitáveis mediante a alteração do estilo de vida, melhoria da dieta e controlo regular de indicadores como tensão arterial, colesterol, peso, entre outros.

Em comunicado, Carlos Catarino, da FPC e responsável pelas comemorações do Dia Nacional do Doente Coronário, "estas iniciativas inserem-se na nossa missão global de sensibilização para as doenças cardiovasculares.
 
São patologias com um risco de mortalidade e morbilidade tremendo e que tendem a aumentar, à medida que nos afastamos do padrão alimentar da dieta mediterrânica, que vivemos com níveis crescentes de stress e continuamos a não praticar exercício físico.
 
São fatores com um grande peso na saúde cardiovascular, mas sendo controlados têm efeitos diretos e mensuráveis na melhoria da qualidade de vida."
 

Sem comentários:

Enviar um comentário