quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Dia Mundial do Preservativo:

Dia Mundial do Preservativo: Tenha uma vida sexual segura

Dia Mundial do Preservativo: Tenha uma vida sexual seguraA anteceder o dia dos namorados, assinala-se a 13 de fevereiro o Dia Internacional do Preservativo. 
E são várias as entidades que aproveitam a data para lembrar a importância de comportamentos sexuais responsáveis, de forma a prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, entre as quais o VIH/Sida.

Neste âmbito, a Unidade Móvel de Rastreios "Saúde+Perto" da Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) estará durante a manhã do dia 13 de Fevereiro, junto aos Armazéns do Chiado, em Lisboa, com a distribuição de preservativos e a realização de rastreios ao VIH e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis. 

A partir das 14h30, a LPCS integra a campanha "VIH/SIDA em Portugal - 30 anos: refletir e agir", da Direção-Geral de Saúde, e entrega preservativos na Assembleia da República, uma ação simbólica que conta com a adesão dos deputados de diversos partidos políticos que aderiram à causa da prevenção e diagnóstico do VIH/SIDA.

Por sua vez, também em Lisboa, o GAT Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA, em parceria com a AIDS Healthcare Foundation, organiza, igualmente, iniciativas dirigidas à população. 

Da parte da manhã, a partir das 09h00, serão distribuídos preservativos desde o Marquês de Pombal até à Avenida da Liberdade, passando pela Praça do Martim Moniz. 
Durante a tarde, estão planeadas atividades na zona do Chiado a partir das 14h30. A ação terminará pelas 17h00, em frente ao Teatro São Carlos, com a colaboração da cantora Rita Redshoes que mais uma vez se associa a este dia.

Noutros pontos do país, outras organizações levam a cabo ações similares para assinalar a data, nomeadamente a Associação Existências na cidade de Coimbra; a Associação Médicos do Mundo em Lisboa e no Porto e , no sul, no Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce de Faro.

É de lembrar que, em Portugal, o acesso aos meios de prevenção, quer nos estabelecimentos de ensino, quer nos estabelecimentos prisionais, permanece uma situação que merece atenção. 

Sendo ainda de referir que o número de preservativos distribuídos pelo Plano Nacional tem diminuído desde 2009, de cerca de 7 milhões para cerca de 2,5 milhões em 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário