sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Reduzir o risco de cancro através da alimentação



Reduzir o risco de cancro através da alimentação

claudia costa 9265cJá alguma vez parou para refletir sobre o impacto que a alimentação pode ter na prevenção e no desenvolvimento do cancro? O facto de se assinalar, a 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, torna-se uma excelente oportunidade para nos focarmos nesta questão.

A nossa alimentação influência os nossos níveis de energia, o nosso bem-estar e o nosso desenvolvimento físico. Consequentemente, o que comemos pode, também, ter impacto na prevenção ou no desenvolvimento de doenças, entre as quais o cancro. Apesar da relação entre maus hábitos alimentares e desenvolvimento de cancro não ser imperativa, a verdade é que existe aqui uma afinidade que não nos deve passar ao lado. Mais concretamente, sabemos que cerca de 30% dos casos de cancro estão relacionados com hábitos alimentares desequilibrados.

Uma alimentação diversificada, equilibrada e saudável tem grande importância tanto na prevenção do cancro, como na melhoria do diagnóstico do doente oncológico. O mais relevante é reter que alimentos diferentes podem influenciar o desenvolvimento ou a prevenção do cancro de maneira distinta. Dai que a alimentação deva ser sempre variada e equilibrada, fortalecendo o sistema imunitário com todos os nutrientes que ele precisa.

Não é novidade que devido ao desgaste físico, psíquico e emocional, na rotina diária acabamos por privilegiar, sucessivamente, as comidas fast-food em detrimento de comidas mais saudáveis que, ao contrário do que muitas vezes pensamos, não exigem muito tempo a confeccionar. Sugiro que se foque em linhas orientadoras claras, como:
  • Optar pelas carnes brancas e o peixe;
  • Moderar o consumo de gorduras saturadas e de alimentos ricos em açúcares e sal;
  • Procurar manter-se hidratado, por exemplo desafiando-se a beber no mínimo oito copos de água por dia, evite bebidas gaseificadas e o álcool.
Melhor ainda, é acompanhar estas linhas por mais hábitos saudáveis como a actividade física frequente e não fumar.

Pode, também, procurar incluir, equilibradamente, na sua alimentação a ingestão de antioxidantes. Estes ajudam a prevenir danos tecidulares e celulares, protegendo o organismo de radicais livres (moléculas instáveis que podem ser nocivas para células do corpo) no material genético das células (ADN), que são uma causa comum de alguns tipos de cancro.

Segundo um estudo do Instituto Nacional do Cancro dos Estados Unidos da América, uma em cada três mortes por cancro são causadas por maus hábitos alimentares, excesso de peso e inactividade física. Dados apontam que existem determinados tipos de cancro que são particularmente influenciados pelas escolhas alimentares, como é o caso do cancro do colo-rectal e da próstata, cuja influência da alimentação é superior a 70%, ou então nos cancros da mama, do endométrio, do pâncreas e da vesícula biliar onde a influencia ronda os 50%.

Para além da alimentação saudável poder ajudar na prevenção de certos tipos de cancro, acontece que após diagnóstico, pode, inclusive, prevenir o desenvolvimento da doença. Uma alimentação saudável e equilibrada pode potenciar a capacidade de resposta do organismo, cooperando para a evolução positiva da doença e para a prevenção do surgimento de complicações, como infecções. Para além disso, os cuidados com a alimentação revelam-se fundamentais para o sucesso do tratamento. Tendo em consideração as mudanças fisiológicas pelas quais o organismo passa, em consequência da doença e dos efeitos secundários do tratamento (cirurgia, quimioterapia ou radioterapia), por vezes os doentes oncológicos perdem o apetite e acusam náuseas - é nesta fase que uma alimentação saudável pode contribuir para desenvolver tolerância aos tratamentos e optimizar a qualidade de vida do doente.

Para 2030 prevê-se que, em Portugal, o cancro seja a causa de morte de mais de 32 mil pessoas. Perante esta previsão, pergunto-lhe, novamente: Já alguma vez parou para refletir sobre o impacto que a alimentação tem na prevenção e desenvolvimento do cancro? Talvez este seja o momento ideal para o fazer. Nós somos um pouco daquilo que fazemos e um pouco daquilo que comemos. Cuide de si! Uma alimentação equilibrada e variada aliada a hábitos de vida saudáveis podem ajudar a prevenir o surgimento de vários tipos de cancro ou, após o diagnóstico, podem melhorar a resposta ao tratamento.
Por Cláudia Costa, porta-voz da União Humanitária dos Doentes com Cancro

Sem comentários:

Enviar um comentário