quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Começou maior estudo nacional sobre contraceção junto das mulheres





Começou maior estudo nacional 
sobre contraceção 
junto das mulheres I 22-10-2014 

 Já arrancou a recolha de dados para o estudo "Avaliação das práticas contracetivas das mulheres em Portugal", que tem como objetivo analisar os hábitos contracetivos da população feminina do País entre os 15 e os 49 anos. 

 A investigação é da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) e da Sociedade Portuguesa da Contracepção (SPDC), sendo os resultados divulgados em 2015. Será assim feita uma atualização do último inquérito, realizado em 2005, para além de se ficar a perceber as alterações das mulheres em relação aos métodos de contraceção utilizados, passados 10 anos. 

 Em comunicado, Fernanda Águas, presidente da SPG, avança que "este é um dos documentos mais importantes e mais citados na área da Ginecologia. Os dados de um estudo tão representativo da população feminina são essenciais para perceber o desenvolvimento da relação das mulheres com os métodos contracetivos, de forma a que seja possível a desconstrução de mitos ou alterações de hábitos." 

 No mesmo comunicado, Teresa Bombas, presidente da SPDC, refere que "esta atualização de dados é extremamente importante para os profissionais de saúde poderem acompanhar da melhor forma as mulheres portuguesas, tendo em conta a evolução registada na área da contraceção e assim, encontrar formas cada vez mais adaptadas a este novo contexto". 

 O estudo, que é apoiado pela multinacional farmacêutica húngara Gedeon Richter, vai contar com uma amostra representativa de 4000 mulheres de todas as regiões de Portugal continental e Ilhas. As conclusões serão apresentadas no XIII Congresso Português de Ginecologia, que comemora o 40º aniversário da SPG e se realiza de 4 a 6 de junho, em Espinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário