quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Pelos fios do seu cabelo

Pelos fios do seu cabelo

artigo BXP52663 d1231
Moldura do rosto e adorno natural, os cabelos são símbolo de sensualidade para muitas mulheres e de virilidade para muitos homens. 
Podem, no entanto, sofrer agressões que lhes retiram vitalidade, cor ou até mesmo a existência.


O aspeto físico é fundamental quer a nível social quer profissional. Imprescindível na formação de uma primeira impressão, se cuidado causa uma imagem positiva aos demais. 
O desmazelo não é bom companheiro e no que toca ao cabelo é desde logo notado. 
É, portanto, essencial cuidar do cabelo tal como se faz com outras zonas do corpo, afinal é a moldura do rosto e um aspeto fundamental na aparência global. 
São os cuidados diários que contribuem para o aspeto cuidado e saudável, prevenindo o aparecimento dos mais variados problemas, como a queda de cabelo.

O couro cabeludo, tal como a pele, é composto por três camadas sobrepostas: do exterior para o interior temos a epiderme, derme e hipoderme. No entanto é mais resistente e espesso que a pele de outras zonas do corpo. 

O filme hidrolipídico, é composto por duas fases - aquosa e oleosa -, está presente na superfície da camada córnea (a camada mais extrema da epiderme) e assegura a coesão e a elasticidade das células.

Todavia, os cabelos estão à mercê de agressões externas, como sejam o vento, o sol, o cloro ou os produtos capilares desadequados; mas também de agressões internas como o stress, a fadiga ou outros problemas de saúde. Estas agressões podem conduzir à diminuição do filme hidrolipídico e à lesão das escamas que compõem a cutícula capilar. 

Consequentemente dá-se a perda de brilho, de volume e de vigor. A título de exemplo, os cabelos loiros assumem uma tonalidade idêntica à da palha e os cas-tanhos ficam "ruços".

Prevenir as agressões

Para evitar os efeitos das agressões causadas pelos mais variados agentes, há que prevenir. Como? Usar os produtos mais indicados a cada tipo de cabelo é meio caminho andado. 
Também se deve escovar, cortar e manter os cabelos limpos. 

É ainda importante a utilização de produtos que ajudam a fortalecer a cabeleira, sempre que esta se encontra fraca, e agir rapidamente se aparecer caspa ou ao primeiro sinal de queda de cabelo (alopecia), afinal existem várias soluções no mercado.

No que diz respeito à queda de cabelo, nada de alarmismos. 
Considera-se alopecia quando se perde mais de 100 cabelos por dia (por dia perdemos em média 50 a 100 cabelos, os quais são substituídos por novos). 
Além disso, a vida dos cabelos também é influenciada pela luz solar (e consequentemente pelo ritmo das estações), pelo estado hormonal ou por algumas doenças.
Durante a Primavera e o Outono a queda de cabelo é habitualmente mais acentuada. 
No Verão, as agressões provocadas pela água do mar, cloro da piscina e excessiva exposição solar também danificam o cabelo, podendo também contribuir para a sua queda.

Causas da queda de cabelo

Existem diferentes tipos de alopecia, que têm origem em causas distintas. A alopecia androgenética afeta principalmente o sexo masculino e é a mais comum. 
Pode ter início entre os 18 e os 20 anos mas também pode começar mais tarde, mas existem tratamentos tópicos e sistémicos para a sua prevenção e tratamento. 

Pode também ocorrer nas mulheres, sendo menos frequente e, por norma, está associada a alterações hormonais e fatores genéticos.
Existem outros tipos de alopecia, nomeadamente a congénita (desde a nascença existe ausência de cabelo), a de tração (traumatismo causado pelo uso excessivo de rolos, elásticos, escovas, instrumentos alisadores de cabelo e penteados excessivamente "puxados"), a cicatricial (devida a doenças da pele), a areata (que é uma doença autoimune) ou a transitória (ocasional). 

Pode igualmente ser provocada por febre elevada, tratamentos médicos, como por exemplo a quimioterapia ou causada por doenças como a diabetes e o lúpus.
Quando há suspeita de uma doença, há que procurar ajuda junto de um especialista. 

Se consultar um dermatologista, por exemplo, este deverá fazer um exame cutâneo completo. Se o médico especialista conseguir detetar precocemente uma doença do couro cabeludo, tanto melhor. 

Contudo, é preciso ter em conta que o efeito da terapêutica pode demorar vários meses.

Texto original publicado na revista Farmácia Mais Saúde, setembro 2013


Sem comentários:

Enviar um comentário