sexta-feira, 24 de abril de 2015

A ARTE DE CONVIVER COM PESSOAS DIFÍCEIS - PARTE I

A ARTE DE CONVIVER COM PESSOAS DIFÍCEIS - PARTE I

No dia-a-dia, independente do ramo de negócio em que se atua, ou da atividade que se exerça, tem que se conviver com pessoas difíceis. Mas como definir uma pessoa difícil, complicada ou até insuportável?

Algumas pessoas parecem ter o dom de enlouquecer os outros, de tornar a convivência difícil, até insuportável, de complicar as situações e tornar o ambiente em que se está, casa, lazer ou trabalho, o pior possível. Pode ser o chefe autoritário que controla cada passo do funcionário, o amigo que não perde uma chance de reclamar da vida ou criticar cada atitude sua ou o parente que aparece para uma visita e consegue ser desastroso.  O fato é que tipos como esses são mais comuns do que se supõe. São estereótipos comuns que encontramos, na fila de um banco, na padaria, supermercado, no ambiente de trabalho ou até mesmo em nossa casa, no convívio diário, bastando para isso que haja uma instabilidade de humor, ou uma situação instalada que deseje se modificar.
Nas empresas, costuma-se rotular e apelidar este tipo de profissional com vários nomes. E rotular seja de que forma for, positiva ou negativamente, sempre é arriscado, preconceituoso e certamente indelicado. Se pensarmos bem, cada um de nós tem sua particularidade. 

Temos também nossas "complicações", que aos olhos do próximo, podem ser rotuladas de alguma forma, ou seja, “o insuportável sou eu!!!”. Será?

Existem algumas pessoas com a autoestima grandiosa, outras que se fazem de coitadinhos, incompreendidos e rejeitados e outros exigentes ao extremo, Os exemplos são muitos. Hoje publico, os primeiros de uma série de apelidos que são associados à essas pessoas.

Uma dica para o bem viver, é abstrair. É preciso não dar tanta importância aos ataques. 
Outra dica, antes de rotularmos um colega de trabalho, é fazermos uma auto reflexão sobre o nosso tratamento com o próximo ou sobre o nosso comportamento em grupo:
1-Como me comporto diante de um possível conflito?
2-Como me comporto nas reuniões de trabalho?
3- Será que eu a trato o próximo como eu gostaria de ser tratado?
4 Será que as outras pessoas na empresa tem a mesma dificuldade de relacionamento?
5- Como é o tipo de comunicação com esta pessoa?
6- Será que eu entendo esta pessoa?
7- Eu deixo transparecer meu lado pessoal ou profissional no dia-a-dia com esta pessoa?
8- Posso ou devo compartilhar deste “problema” com alguém?

Para Marcelo António Homem de Mello, Coaching e Consultor,“Quando se lida com pessoas, tudo pode dar errado. E certamente dará. No entanto, quando dá certo, vale por todos os erros que por ventura tenham ocorrido no passado.”

 A revista ISTO É, já publicou uma reportagem com o título “Como lidar com pessoas insuportáveis” - Dicas de psicólogos para conviver com gente capaz de fazer qualquer um perder a cabeça.
A revista, de uma forma leve, abordou o tema, deu dicas de como podemos nos comportar e nos fez lembrar algumas pessoas que conhecemos. Abaixo posto o texto, o primeiro de uma série de três nas minhas pesquisas, e espero que vocês não lidem com esse tipo de colega. Difícil, não??


Boa Leitura!!!

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