quinta-feira, 17 de julho de 2014

Bronzeado bonito e seguro

Bronzeado bonito e seguro

artigo Fotolia 46305976 Subscription Monthly XXL e8100Mal chega o tempo quente, começamos a ter vontade de esquecer o tempo frio e chuvoso dos últimos meses e correr até à praia. 

Todos gostam de ver a sua pele mais dourada, com um ar saudável, e começa, então, a "operação bronzeado".


Mas é preciso ter bem presente que a exposição solar em excesso é prejudicial e pode causar escaldões, que podem provocar inflamação da pele, desconforto, intolerância ao sol, alergias. 

E um escaldão ou uma queimadura solar são dos principais fatores de risco para o aparecimento do cancro de pele.


Além da exposição direta ao sol, também a luz refletida na areia e na água pode ser suficiente para provocar um escaldão. E mesmo em dias mais frescos ou nublados, os raios ultravioleta podem provocar lesões na pele. Não há, por isso, desculpa para descuidos.


Em caso de escaldão, o que fazer?


Se começar a sentir muito calor e notar a pele mais vermelha, saia logo do sol. Evite idas à praia nos dias seguintes para não agravar a queimadura.


No seguimento de um escaldão, a hidratação é muito importante, para permitir a regeneração da camada lipídica da pele. Coloque um bom creme ou gel hidratante nas zonas afetadas, várias vezes por dia. Existem mesmo produtos para combater a inflamação da pele que proporcionam um alívio imediato pela ação do frio.


Prevenir é o melhor remédio


Para aproveitar o que de bom o sol traz (promove a síntese de vitamina D, de melatonina e de melanina, melhora os quadros de acne, é um bom antídoto contra a ansiedade e depressão), mas evitar potenciais danos na sua pele, há alguns cuidados que deve ter em conta:


›› Evite exposições prolongadas ao sol. Vá expondo o corpo aos raios solares de forma gradual, para ir ganhando um bronzeado bonito e de forma segura

›› Ponha sempre protetor solar na cara e corpo, de preferência antes da exposição solar (pode fazê-lo em casa, antes de ir para a praia). Repita várias vezes durante o dia

›› Evite as horas mais perigosas, em que a radiação é mais direta e intensa (entre as 12h00 e as 16h00, sensivelmente)

›› Não adormeça ao sol

›› Use chapéu


Texto original publicado na revista cuidar.pt, junho 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário