sexta-feira, 4 de abril de 2014

Omega 3 Saudável Ou Cancerígeno?

Omega 3 Saudável Ou Cancerígeno?

Omega 3 suplementos

Olá!
Muito se tem falado sobre o omega3. Centenas de estudos falam muito bem deste, mas entretanto surgiu um estudo que diz que o consumo de omega3 provoca cancro na próstata. Este estudo criou bastante confusão nas pessoas e muitas já não sabem se devem ou não ingerir ómega 3.
Neste artigo vou falar-te um pouco sobre o que é o ómega 3, quais as suas vantagens em termos de composição corporal, saúde e quais as doses que deves ingerir diariamente para usufruir de todos os seus benefícios. No final irei falar melhor sobre o tal estudo polémico, para ficares a saber se este provoca ou não cancro da próstata.
Omega 3
Omega 3 é constituído pelo ácido eicosapentaenóico ( EPA ) e o ácido docosahexaenoico (DHA) estes são os ácidos gordos essencias . Essenciais porque não podem ser sintetizados pelo nosso corpo, ou seja, estes devem ser obtidos a partir da dieta . Os Omega 3 mais populares são de origem animal e de origem vegetal.
Origem animal: óleo de peixe que cont ém EPA e DHA. Alguns exemplos de peixes com EPA e DHA são o salmão, o atum, o bacalhau, a sardinha e a truta.
Origem vegetal: óleo de sementes de linho, cânhamo, canola , que contêm ácido alfa-linoleico (ALA)

Omega 3 e a Importância Que Tem Para a Nossa Saúde.
As Gorduras essenciais têm um papel fundamental na promoção da saúde celular.
As células no corpo humano tem uma membrana lipídica (conhecida como a bicamada lipídica). Esta membrana é semipermeável. Esta regula o que entra na célula. A fluidez das membranas celulares depende da qualidade dos ácidos gordos da dieta.

Quanto mais gordura saturada (exemplos de alimentos com este tipo de gordura são: carne de porco, carne de vaca, manteigas, óleos, bolos, alimentos processados, etc..) ingerirmos, mais rígidas ficam as nossas membranas celulares, logo menos nutrientes entram nas nossas células. Ao entrar menos nutrientes nas nossas células, estas passam a trabalhar de forma ineficiente e como todos os nossos órgãos são constituídos por células, a nossa saúde a nível geral diminui. É a partir desta altura que começam a aparecer uma série de doenças, das quais, algumas delas podem levar à morte.

Diferença Entre Omega 3 Animal e Vegetal
Os Omega 3 estão divididos em duas categorias.
Origem animal: óleo de peixe que contém EPA e DHA. Alguns exemplos de peixes com EPA e DHA são o salmão, o atum, o bacalhau, a sardinha e a truta (existem outros alimentos com ómega 3 de origem animal, mas eu quero focar-me no principal, que são os óleos de peixe)
Origem vegetal: óleo de sementes de linho, cânhamo, canola, que contêm ácido alfa-linoleico (ALA)

Os grandes benefícios do ómega 3 vêm do EPA e DHA.
Quando os óleos de origem vegetal, são ingeridos, estes são convertidos em EPA e DHA (a partir do ALA). Por outro lado, óleo de peixe já contem EPA e DHA. 12
A taxa de conversão do ALA para EPA e DHA é muito reduzida, muitas vezes quase nula (depende de organismo para organismo).
Por isso é que deves consumir mais óleos de peixe do que vegetal.
A pesquisa mostrou que a suplementação com óleo de peixe:
1. Aumenta a síntese de proteína muscular, contribuindo para o aumento de massa muscular 3
2. Reduz a dor muscular 4
3. Reduz a inflamação dos músculos 5
5. Evita ganhos de peso 91011
6. Acelera a perda de gordura 121314
7. Previne o aparecimento de doenças cardíacas 15
8. Previne o aparecimento de Alzheimer nas pessoas mais velhas 16
9. Previne o aparecimento e melhora os sintomas de artrite reumatoide. 17
10. Melhora a densidade mineral óssea e tem um papel importante na prevenção da osteoporose. 18
E muito mais….

Omega 3 – Dose Diária Recomendada
Para um individuo com um consumo médio de 2000 calorias (média universal ). A dose recomendada é de 3,5 a 4 gr por dia 1920
A dose máxima recomendada e segura é 6,5gr por dia 20
No meu caso, que ingiro em média 3000 calorias, consumo 6gr de ómega 3 por dia (1980mg EPA e 1320mg de DHA).
A melhor forma de consumir ómega 3 é através de suplementos, porque nem sempre consomes os alimentos que têm omega3 e porque desta forma consegues ingerir mais facilmente as doses recomendadas.

Os Melhores Suplementos de Omega 3
Existem vários suplementos no mercado, mas grande parte deles não vale o dinheiro que pedem por eles.
Quando compras um suplemento de Omega 3, tens de analisar bem o seu rótulo e ver a quantidade que este tem de EPA e DHA. Uma boa dose é 330 mg de EPA e 220mg de DHA por cada cápsula de 1000mg de Ómega 3. Se o suplemento que queres comprar, estiver muito abaixo destes valores, não te aconselho a gastares dinheiro nisso, porque o que é importante no Omega 3, é o EPA e o DHA, são estes que te dão todos os benefícios associados aos Omega 3.
O suplemento de ómega 3 que eu tomo é da marca Olimp (Gold Omega 3), que tem as doses que estão em cima.

Omega 3 Provoca Cancro Na Próstata?
Mas nem tudo são boas noticias. Um estudo recente identificou uma relação do omega-3 com o cancro da próstata. 22
Este estudo causou uma grande “tempestade” nos media e assustou muita gente, inclusive a mim, que sempre tomei ómega 3. Se eu fosse mulher estava tudo bem, mas como sou homem e tenho próstata, confesso que fiquei preocupado. Por isso fui analisar melhor esse estudo e a forma como tinha sido feito.
O que conclui, depois de analisar várias criticas cientificas a este estudo, é que o resultado deste estudo não pode ser levado a sério. Primeiro porque está a ir contra centenas de estudos que comprovam e relacionam o consumo de ómega 3 na prevenção do cancro e de muitas outras doenças. Por outro lado a sua conclusão é baseado em premissas erradas, tais como:
a) Este é um estudo correlacional . O que se sabe é que o cancro da próstata, provoca o aparecimento de ómega 3 no sangue, o que é um bocado diferente de dizer que consumir ómega 3 provoca cancro na próstata.
b) Os pesquisadores mediram os níveis de ômega-3 no sangue, e não os níveis de consumo alimentar de ômega-3. O que se sabe é que a correlação entre o consumo de ômega-3 e os níveis de ômega-3 no sangue é muito fraca.
c) Vários estudos concluiram que a população em geral tem uma alimentação muito pobre em omega3. Por isso é muito provável que as pessoas sujeitas ao estudo, também tivessem uma dieta pobre em ómega 3.
Este estudo de facto não comprova que o consumo de ómega 3 provoca cancro da próstata. Só te mostrei este estudo, para que mais tarde não ouvisses falar dele e o levasses a sério. Atenção que esta não é só a minha opinião, mas também a de vários investigadores.

Conclusão:
Por todos os estudos que foram feitos até aos dias de hoje e que comprovam os diferentes benefícios do consumo de Omega 3 na composição corporal e saúde, a minha opinião é que deves ingerir ómega 3, ricos em EPA e DHA, a partir de uma boa alimentação e suplementação.
Por isso ingere entre 2gr a 6gr de ómega 3 diários, tendo sempre em conta a dose total de EPA e DHA por cápsula. Uma boa dose é 330 mg de EPA e 220mg de DHA por cada cápsula de 1000mg de Ómega 3.

Espero que tenhas gostado deste artigo. Se gostaste, estás à vontade para carregar em “Like” e “Share“ divulgando assim esta preciosa informação com os teus amigos. Se quiseres fazer algum comentário, estás à vontade para fazê-lo. Eu irei responder a todos.
- See more at: http://www.xtrafit.pt/omega-3-saudavel-ou-cancerigeno/#sthash.5wRlwOTJ.dpuf
De Ricardo vidal

Sem comentários:

Enviar um comentário