quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Campanha antitabágica

 
Campanha antitabágica
incentiva jovens a “não envelhecer”  
cartaz rapariga b8bcc"Não tenhas pressa em envelhecer" é o mote de um projeto que assinala o Mês do Cancro do Pulmão, em Portugal.
Promovido pela Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, com o apoio da Global Lung Cancer Coalition (GLCC) e da Lilly Portugal, e que pretende sensibilizar os jovens para os malefícios do tabaco na própria saúde.
 
 
Para a Pulmonale, a prevenção é a melhor forma de combater o cancro do pulmão e é nesse sentido que aposta na mudança de mentalidades, não só através de campanhas como também de ações de formação dirigidas às camadas mais jovens.
Em comunicado, o presidente da Pulmonale, António Araújo, diz que "é com este tipo de projetos educativos para a saúde que procuramos entrar no quadro de referência dos jovens e introduzir a questão do tabagismo no seu discurso, trabalhando competências psicológicas, comportamentais e sociais."
 
Assim, no âmbito do Mês contra o Cancro do Pulmão, a associação vai estar presente em cerca de 100 escolas de Lisboa e Porto, com ações de formação de 90 minutos adaptadas ao 2.º e 3.º ciclo.
Este é um dos modelos intervenção nas escolas que a Pulmonale já desenvolve em contexto educativo.
No entanto, a maioria das escolas tem acolhido os modelos continuados que incluem 4 ou 6 sessões de blocos de 45 minutos, através das quais são trabalhadas temáticas associadas à adolescência como seja a relação com o tabaco, o processo de autoafirmação, a autoridade, entre outras.

«É fundamental agir globalmente junto das gerações mais novas, incitando-as a encarar o tabaco como um perigo, uma droga causadora de doenças, para que amanhã se obtenham resultados visíveis na redução, entre outras doenças, do Cancro do Pulmão», refere António Araújo, citado no mesmo comunicado.
 
À semelhança dos anos anteriores, novembro voltou a ser o mês escolhido por muitos países para as associações de luta contra o cancro do pulmão reforçarem o seu papel junto da sociedade, através da sensibilização para esta doença com elevadas taxas de mortalidade.
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são cerca de 5.4 milhões as pessoas que morrem anualmente devido ao tabaco. Contas feitas são cerca de 10.000 mortes por dia: uma média aproximadamente de 416 por hora. Os números em Portugal apontam para cerca de 4.000 novos casos de cancro do pulmão por ano, sendo que 80 % dos casos são resultado direto dos hábitos tabágicos que surgem cada vez mais cedo.

Sem comentários:

Enviar um comentário