terça-feira, 8 de abril de 2014

Porque chora o seu BEBÉ

Porque chora o seu bebé?

artigo Fotolia 45390450 Subscription Monthly XXL e1c49


Durante os primeiros três ou quatro meses de vida, muitos bebés passam por períodos em que parecem estar nervosos e choram sem uma razão aparente.



É um choro vigoroso, prolongado, persistente, que pode deixar os pais angustiados e sem saber o que fazer, sem saber como podem ajudar o filhote.

Quando o bebé é saudável e não se encontra um motivo clínico para o seu desconforto, as cólicas podem ser a causa. São dores de barriga causadas por gases, e quando um bebé tem estas dores, esta pode ser a pior dor que seu pequeno corpo já sentiu.

E por que motivo surgem as cólicas? Não há uma justificação única. Podem surgir devido à ingestão de ar, quando o bebé se alimenta, ou mesmo durante um ataque de choro prolongado.

A intolerância ao leite infantil também pode causar cólicas. Apesar de todos os esforços de consolo, o choro parece persistir. Não desespere, embale o bebé, falando com ele ou cantado, porque isso vai ajudá-lo a ficar mais tranquilo.


4 dicas para aliviar as cólicas do seu bebé

›› Uma massagem com movimentos firmes e suaves pode ser uma boa maneira para acalmar o bebé.

›› Segure os pés do seu bebé e faça "movimentos de bicicleta" alternados, de modo a que os joelhos toquem na barriga.

›› Com as palmas das mãos, massaje o abdómen do seu bebé com movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relógio.

›› Com os polegares, massaje a barriga com movimentos longos e suaves de cima para baixo, para ajudar a digestão e o fluxo sanguíneo.

Artigo publicado na revista Cuidar de março, disponível em Cuidar.pt. Conteúdo da inteira responsabilidade da Omega Pharma

Sem comentários:

Enviar um comentário